Após onze jogos consecutivos sem sofrer gols — recorde de sua história — , a Ferroviária teve sua meta vazada neste sábado (28) no Estádio da Fonte Luminosa, quando João Vitor acertou uma bela cobrança de falta e estufou a rede do goleiro Saulo. Entretanto, o gol não evitou uma nova vitória afeana no Campeonato Brasileiro da Série D. Dessa vez, o time araraquarense bateu a Caldense-MG por 3 a 1, em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase. Os gols afeanos foram marcados por Marquinhos, Ian Luccas e Rodrigo Yuri.
Já cassificada e com a liderança assegurada antecipadamente, a Locomotiva chegou aos 32 pontos (dez vitórias, dois empates e uma derrota) e se distanciou ainda mais do vice-líder, que no momento é o Boa Esporte-MG (23). Completam a zona de classificação o Uberlândia-MG (22) e a Caldense-MG (21). Completam a chave o Rio Branco de Venda Nova-ES (19), o Rio Branco-ES (12), o Águia Negra-MS (6) e o Patrocinense-MG (4). Na classificação geral, a Ferroviária possui a melhor campanha entre os 64 participantes da Série D ao lado do Castanhal-PA, que também possui 32 pontos.
Na próxima rodada, que encerrará a primeira fase, a Ferroviária enfrentará o Uberlândia-MG, único time que a derrotou até então, em confronto marcado para o domingo, dia 5 de setembro, às 16 horas, no Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG.
O jogo
Logo aos 5 minutos, a Ferroviária teve uma chance clara de gol com o atacante afeano Jefinho, que saiu de frente para o goleiro e tocou para fora, rente à trave.
Mas um minuto depois, a Locomotiva não perdoou. Em contra-ataque pelo lado esquerdo, o lateral Lucas Hipólito foi acionado em velocidade, chegou à linha de fundo e cruzou na área para Marquinhos cabecear no ângulo direito do goleiro João Paulo: 1 a 0!
Nos últimos minutos da etapa inicial, a Caldense pressionou e ficou muito perto de empatar. Aos 39, o atacante Caio Ribeiro entrou sozinho pelo lado esquerdo da área e finalizou, mas o goleiro Saulo fechou o ângulo para fazer a defesa. Aos 41, foi a vez de Patrick Lopes receber fora da área e arriscar um chute rasteiro, mas a bola raspou a trave esquerda de Saulo. Aos 44, a bola voltou a sobrar dentro da área para Caio Ribeiro, que limpou a jogada e bateu, mas houve um desvio na zaga.
O segundo tempo começou eletrizante com uma boa chance perdida pela Ferroviária, com um cruzamento de Lucas Hipólito que passou por toda a área e Léo Castro, de frente para o gol, que não conseguiu finalizar. Aos 3 minutos, Jefinho recebeu na área, girou e finalizou perto do ângulo direito do goleiro. Um minuto depois, Léo Castro passou na medida para Júlio Vitor, que finalizou de frente para o gol e obrigou João Paulo a fazer uma defesa à queima-roupa.
Aos 14 minutos, a Caldense quebrou a invencibilidade de onze jogos da defesa afeana. Em cobrança de falta frontal, João Vitor mostrou precisão para acertar o ângulo direito de Saulo: 1 a 1.
Aos 20 minutos, a Ferroviária voltou à ficar à frente do placar quando Júlio Vitor fez o cruzamento na área, a bola passou pelo goleiro e Ian Luccas concluiu para a rede: 2 a 1!
Aos 26, a Locomotiva ampliou com um golaço de Rodrigo Yuri, que havia acabado de entrar. Ele dominou na entrada da área, ajeitou e acertou um chute colocado no ângulo direito do goleiro João Paulo, que não teve chances de defesa: 3 a 1!
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 3 x 1 CALDENSE-MG
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 27 de agosto, 17h;
Arbitragem: Halbert Luís Moraes Baia (AM), auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Robson Ferreira Oliveira;
Cartões amarelos: Léo Rigo e Lucas Hipólito(Ferroviária);
Gols: Marquinhos (6' do 1T), Ian Luccas (20' do 2T) e Rodrigo Yuri (26' do 2T) para a Ferroviária; João Vitor (14' do 2T) para a Caldense;
FERROVIÁRIA – Saulo, Léo Souza (Bernardo), Roger Bernardo (Guilherme Castro), Bruno Leonardo, Léo Rigo (Matheus Fernando) e Lucas Hipólito; Marquinhos (Rodrigo Yuri), Ian Luccas e Léo Castro; Luan (Júlio Vitor) e Jefinho. Técnico: Elano Blumer.
CALDENSE – João Paulo; João Vitor, Morais, Victor Françoso e Geisandro; Guilherme Borges (Rafael Peixoto), Igor Pimenta, Caio Ribeiro (Mariotto) e Patrick Lopez (Bruno Rafael); Stelyon (Nicolas Denzel) e Gabriel Santos (Thawan). Técnico: Marcus Paulo Grippi.
JOGOS DO PRIMEIRO TURNO
1ª rodada
5 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 0 x 3 Uberlândia
2ª rodada
13 de junho, domingo, 16h
Caldense 0 x 1 Ferroviária
3ª rodada
19 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 1 x 0 Rio Branco VN
4ª rodada
27 de junho, domingo, 15h
Rio Branco-ES 0 x 3 Ferroviária
5ª rodada
3 de julho, sábado, 17h
Ferroviária 7 x 0 Águia Negra
6ª rodada
10 de julho, sábado, 17h
Ferroviária 1 x 0 Patrocinense
7ª rodada
17 de julho, sábado, 17h
Boa Esporte 0 x 0 Ferroviária
JOGOS DO SEGUNDO TURNO
8ª rodada
25 de julho, domingo, 15h
Ferroviária 2 x 0 Boa Esporte
9ª rodada
1º de agosto, domingo, 16h
Patrocinense 0 x 2 Ferroviária
10ª rodada
8 de agosto, domingo, 16h
Águia Negra 0 x 1 Ferroviária
11ª rodada
14 de agosto, sábado, 17h
Ferroviária 2 x 0 Rio Branco de Vitória
12ª rodada
22 de agosto, domingo, 15h
Rio Branco VN 0 x 0 Ferroviária
13ª rodada
28 de agosto, sábado, 17h
Ferroviária 3 x 1 Caldense
14ª rodada
5 de setembro, domingo, 16h
Uberlândia x Ferroviária