Em partida realizada na tarde deste sábado (26) no Estádio da Fonte Luminosa, a Ferroviária venceu o Sousa-PB por 1 a 0 pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Pilar no primeiro tempo. O resultado quebrou uma invencibilidade de dez jogos do atual vice-campeão paraibano.
As quartas de final têm caráter ainda mais importante porque essa fase da competição vale o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Como sobem quatro times de divisão, quem for para a semifinal automaticamente assegura sua passagem para o patamar superior da competição nacional em 2024.
O jogo de volta acontece no próximo domingo (3), às 15 horas, no Estádio Marizão, em Sousa, Paraíba. A Ferroviária conquistará o acesso se empatar ou vencer por qualquer resultado. Já o Sousa precisa de uma vitória por dois ou mais gols para subir, ou uma vitória por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
O jogo
A Ferroviária quase abriu o placar aos 5 minutos, quando Lucas Rodrigues cruzou na área, Vitor Barreto se antecipou à zaga e cabeceou para perto do travessão.
A Locomotiva abriu o marcador aos 40, quando Vitor Barreto fez boa jogada pelo lado direito e cruzou forte para a área. A bola passou por toda a defesa e chegou na segunda trave para Pilar, que só escorou para estufar a rede: 1 a 0!
Aos 41, Paulinho Santos aproveitou cruzamento de Antonio para cabecear, mas o goleiro estava bem posicionado para defender. Aos 46, o Sousa ficou muito perto de empatar quando Marcelo Duarte subiu mais que a defesa após cruzamento em cobrança de escanteio e cabeceou à esquerda do gol de Saulo.
A Ferroviária voltou do intervalo com pressão e quase ampliou aos 8, quando Pablo Gabriel pegou uma sobra na entrada da área e bateu forte, mas a bola passou perto do gol. Aos 18, o time visitante levou perigo com uma batida de Luís Henrique, que exigiu uma boa defesa de Saulo em seu canto direito. Aos 21, Arthur Santos arriscou de longe e a bola passou muito perto do travessão de Saulo. No final do jogo, o equilíbrio prevaleceu e nenhuma das equipes conseguiu criar chances claras de gol.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 0 SOUSA-PB
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 26 de agosto, 15h;
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Maira Mastella Moreira (todos do RS); VAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ);
Cartões amarelos: Lucas Rodrigues e Pablo Gabriel (Ferroviária); Marcelo Duarte e Histone (Sousa)
Gols: Pilar (40′ do 1T) para a Ferroviária;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, João Paulo (Gustavo Medina), Maílson e Vitor Ricardo; Paulinho Santos (Felipinho), Pablo Gabriel e Thomaz (Rafael Luiz); Antonio (Cantarelli), Vitor Barreto (Marcos Nunes) e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes;
SOUSA – Igor Leonardo; Guilherme Lucena (Vitor Alagoano), Flávio Nunes, Marcelo Duarte e Leozinho; Alexandre Aruá, Gustavo Henrique e Carlos Vitor; Histone Silva e Luís Henrique e Lucas Lopeu (Herick Maceió). Técnico: Renatinho.
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária