A Ferroviária convocou sua torcida para o confronto decisivo contra o Guarani e dessa vez não a decepcionou. Em confronto realizado na tarde deste sábado (18) no Estádio da Fonte Luminosa, a Locomotiva mostrou muita força de vontade, fez a lição de casa e levou a melhor pelo placar de 1 a 0, pela 10ª rodada do Paulistão 2023. O único gol do jogo foi marcado aos 46 minutos do segundo tempo pelo estreante João Veras.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Elano Blumer chegou aos 8 pontos e enfim deixou a última colocação geral do estadual, agora na 14ª colocação entre os 16 participantes. A situação, no entanto, segue dramática, já que as equipes que seguem abaixo — Portuguesa (6 pontos) e Ituano (6 pontos) — ainda não foram a campo na rodada, com o agravante de o Ituano ainda ter um jogo a menos que os outros times. Assim, a Locomotiva precisa somar mais pontos e continuar a torcer por tropeços dessas equipes.
Restam agora apenas duas rodadas para o final da fase de classificação do estadual. O próximo compromisso da Ferroviária será justamente contra o time de melhor campanha do Paulistão 2023, o Palmeiras, em jogo marcado para domingo (26), às 18h30, no Allianz Parque. Já o último jogo será contra a Inter de Limeira no domingo seguinte, 5 de março, às 16h, na Fonte Luminosa.
O jogo
A partida teve um início com pouca criatividade por parte de ambos os lados. A Ferroviária conseguia ter mais volume de jogo, porém sem chances claras de gol. O primeiro lance de perigo do jogo ocorreu aos 6 minutos, quando Tití arriscou um chute de longe, a bola desviou na defesa afeana e parou na defesa de Saulo. Aos 11, foi a vez de Giovanni Augusto dominar e bater colocado, mas a bola passou à esquerda do gol de Saulo.
A Ferroviária assustou pela primeira vez aos 19, quando Antônio recebeu pela direita, invadiu a área, fintou a marcação e bateu no canto direito do goleiro Tony, que conseguiu se esticar para fazer a intervenção. Aos 29, o Guarani quase abriu o placar com Alan Santos, que aproveitou cruzamento na área e cabeceou no travessão.

Aos 30, o árbitro chegou a assinalar um pênalti a favor da Locomotiva, quando John Kennedy caiu na área e pediu a falta. Entretanto, o VAR foi acionado e a marcação foi anulada, para frustração da torcida.
A Ferroviária voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva, que se acentuou com a entrada de Thonny Anderson. Aos 17 minutos, o Bugre chegou perto de abrir o placar quando Bruno José invadiu a área, chutou e contou com um desvio na zaga para surpreender Saulo, que fez grande defesa. Aos 33, John Kennedy invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado, a zaga rebateu e a bola sobrou para o atacante, que voltou a finalizar e a zaga afastou em cima da linha.

A pressão da torcida aumentou e o final do jogo se resumiu em uma pressão total do time grená em seu campo de ataque. Mas foi somente aos 46 minutos que Thonny Anderson recebeu atrás do meio de campo, avançou, ganhou de dois marcadores e, na entrada da área, deu um belo passe de cobertura para o estreante João Veras concluir de primeira, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 e festa na arquibancada da Fonte!
O Guarani tentou uma reação nos últimos minutos e quase empatou aos 49, quando Saulo fez uma boa defesa em uma finalização dentro da área de Alvariño. O árbitro sinalizou o fim do jogo, para alívio da torcida.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1×0 GUARANI
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Data/Horário: sábado, 18 de fevereiro de 2023, às 19h
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luís Marques; VAR: Márcio Henrique de Góis;
Público: 1.706 pagantes
Renda: R$ 37,835,00
Cartões amarelos: Pablo Gabriel, Rafael Costa e Jean Carlos (Ferroviária); Tití (Guarani);
Gols: João Veras (46′ do 2T) para a Ferroviária;
FERROVIÁRIA – Saulo; Heitor, Alisson Cassiano, Léo Santos e Kelvyn; Pablo Gabriel (Rafael Costa), Xavier e Matheus Galdezani (Thonny Anderson); Antônio (João Veras), John Kennedy e Tito (Matheus Lucas). Técnico: Elano Blumer;
GUARANI – Tony; Ivan Alvariño, Lucão, Alan Santos e Tití; Matheus Barbosa (Leandro Vilela), Richard Rios e Giovanni Augusto (Bruninho); Isaque (Wenderson), Bruno José (Rafael) e Jenison (Nicolas Careca). Técnico: Mozart.
Fotos: Jonatan Dutra/Ferroviária
JOGOS DA FERROVIÁRIA NO PAULISTÃO 2023
Rodada 1
ÁGUA SANTA 1 x 3 FERROVIÁRIA
15 de janeiro – Domingo – 11h
Estádio Distrital do Inamar – Diadema
Rodada 2
FERROVIÁRIA 1 x 2 SÃO PAULO
19 de janeiro – Quinta-feira – 19h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Rodada 3
FERROVIÁRIA 1 x 2 SANTO ANDRÉ
22 de janeiro – Domingo – 20h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 4
RED BULL BRAGANTINO 2 x 0 FERROVIÁRIA
25 de janeiro – Quarta-feira – 19h
Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 5
SANTOS 1 x 1 FERROVIÁRIA
28 de janeiro – Sábado – 18h30
Vila Belmiro – Santos
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 6
FERROVIÁRIA 0 x 1 SÃO BERNARDO
4 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 7
MIRASSOL 4 x 1 FERROVIÁRIA
7 de fevereiro – Terça-feira – 19h30
Estádio José Maria de Campos Maia – Mirassol
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 8
FERROVIÁRIA 1 x 2 BOTAFOGO
11 de fevereiro – Sábado – 18h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 9
PORTUGUESA 1 x 1 FERROVIÁRIA
15 de fevereiro – Quarta-feira – 20h30
Canindé – São Paulo
Transmissão: Paulistão Play, Premiere, TNT, HBO Max
Rodada 10
FERROVIÁRIA 1 x 0 GUARANI
18 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 11
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
26 de fevereiro – Domingo – 18h30
Allianz Parque – São Paulo
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 12
FERROVIÁRIA x INTER DE LIMEIRA
5 de março – Domingo – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Paulistão Play, Premiere