Ferroviária e Santo André se enfrentarão nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, às 19h30, no Estádio da fonte Luminosa, pela sétima rodada do Paulistão 2018. Segundo pesquisa do historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi, o retrospecto apresenta a contagem de 38 partidas entre as duas agremiações.
A Ferroviária leva vantagem com 14 vitórias, contra 10 do Santo André e 14 empates. O equilíbrio é mais predominante no número de gols, já que a Ferroviária estufou a rede 49 vezes nesses jogos, contra 48 do time do ABC.
O primeiro encontro entre as duas equipes ocorreu no dia 25 de maio de 1975, em Santo André, em um jogo amistoso que terminou empatado sem gols. Curiosamente também terminou empatado o último duelo, válido pelo Paulistão do ano passado, no dia 22 de fevereiro de 2017, quando o resultado foi de 1 a 1 na Fonte Luminosa.
Vale salientar que a Ferroviária ostenta no momento uma invencibilidade de quatro jogos contra o Ramalhão, já que também venceu o adversário por 3 a 1 na Fonte pela Série A2 de 2015, goleou por 5 a 1 pela A2 de 2014 n ABC e venceu por 1 a 0 na A2 de 2013 em Araraquara. Este último jogo citado ficará vivo por muito tempo na memória do torcedor, já que foi nele em que a Locomotiva, na ocasião comandada pelo técnico Jorge Saran, escapou do rebaixamento na última rodada ao vencer com um gol marcado por Jonatas Obina. A situação era tão dramática que a Ferroviária contou com outros dois resultados para se manter na divisão de acesso do Paulistão.