A "Semana Fique Sabendo", aberta nessa segunda-feira (27), na Praça Abel Fortes, no Parque Infantil da Rua São Bento (região central), passará por vários bairros de Araraquara até esta sexta-feira (1º de dezembro), Dia Mundial de Combate a Aids.
Realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids), o evento oferece testes gratuitos rápidos à população para detectar HIV, sífilis e hepatite C, além de orientações e preservativos.
A "Semana" é realizada também em toda a rede municipal de Saúde da cidade, segundo a enfermeira Mara Sílvia Caloni, gerente do Programa DST/Aids -Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Mara reitera que o teste rápido oferece a oportunidade para as pessoas descobrirem, de forma precoce, se têm algum desses problemas de saúde e iniciar tratamento.
Pelo cronograma da equipe do CTA, a "Semana Fique Sabendo" tem sequência nesta terça-feira (28) e na quarta (29) em dois locais: das 8h30 às 12h30 no CTA (localizado na Rua Expedicionários do Brasil, ou Rua Oito, número 1435, entre as avenidas São Paulo e Portugal), e das 13h às 17h, na Rua dos Eletricitários, no Jardim Arco-Íris, região sudeste.
Na quinta-feira (30), os testes rápidos para detectar hepatite C, sífilis e HIV serão oferecidos na Praça Santa Cruz, no centro de Araraquara, das 9h às 17h.
Dia de combate
No último dia da campanha, na sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, os testes serão realizados em frente à Prefeitura, das 8h às 17h, junto com a distribuição de preservativos e de panfletos temáticos.
"Repetimos ser muito importante fazer esse teste rápido e gratuito", reafirma Mara Sílvia Caloni. Em 15 minutos a pessoa já conhece o resultado para, se for o caso, começar o tratamento.