InícioCidadesCidadeFiscalização encontra pontos de larvas do mosquito da dengue em estabelecimentos

Fiscalização encontra pontos de larvas do mosquito da dengue em estabelecimentos

Operação Sucata vistoriou quatro estabelecimentos em Araraquara. Dois deles foram autuados

Nesta terça-feira (17), foi realizada a Operação Sucata no Jardim Brasília e no Santa Angelina, com o objetivo de fiscalizar possíveis estabelecimentos na receptação de materiais como fios de cobre sem origem ou sem nota fiscal, e também averiguar os locais que não estão devidamente regulamentados com alvará de funcionamento e ambiental. Diante do momento de epidemia de dengue que a cidade vivencia, a operação também contou com buscas por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika, Chikungunya e febre amarela.

A ação contou com a participação da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Epidemiológica. Foram fiscalizados quatro estabelecimentos que atuam na área de materiais recicláveis.

No primeiro, no Santa Angelina, foi constatado vários pontos com larvas da dengue, o que levou à elaboração de Auto de Infração por parte dos fiscais da Vigilância Epidemiológica. No segundo estabelecimento vistoriado, no mesmo bairro, não foi constatado nenhum material irregular ou criadouro de dengue, porém a documentação necessária não se encontrava no local, por isso o proprietário se comprometeu a apresentar os documentos ao fiscal da Sala do Empreendedor. Também situado no Santa Angelina, o terceiro estabelecimento vistoriado nesta terça não teve nenhuma irregularidade constatada pelas equipes. Já o quarto local vistoriado, no Jardim Brasília, foi notificado pela Vigilância Epidemiológica, que encontrou vários pontos passíveis para a proliferação do mosquito da dengue.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, salientou que a operação será executada em diversos outros pontos da cidade nos próximos dias. "Essas ações de fiscalizações com o objetivo de detectar objetos receptados, principalmente fiação de cobre, e também constatar criadouros de larvas que propiciam o surgimento da dengue, vão continuar como parte da rotina de ações da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Essas operações continuarão rotineiramente programadas, com horários e dias incertos, com o intuito de percorrer todos os bairros da cidade com esses dois principais objetivos", esclareceu.

Notícias relacionadas

Mais lidas