A FliSol – Festa Literária da Morada do Sol vem aí: de 08 a 12 de novembro a programação apresenta mesas literárias, FliSolzinha com atividades infantis, além de diversas apresentações artísticas. A programação gratuita é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Diversos convidados participam das 14 mesas que serão realizadas nos 5 dias da festa literária, reunindo escritores da cidade e também de toda região central do Estado, além de convidados especiais como o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão e os atores do Teatro Oficina, Marcelo Drummond (viúvo do diretor araraquarense Zé Celso) e Pascoal da Conceição.
A abertura da FliSol será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade no dia 08 de novembro (quarta-feira), às 19 horas. Ignácio de Loyola Brandão e Humberto Werneck são os convidados da noite, que conta também com a participação especial de Pascoal da Conceição e dos alunos do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara com poesia “Ao Pé do Ouvido”. A noite de abertura apresenta ainda um espetáculo literomusical com: Fernanda de Almeida Prado, Paulo Andrade, Gabriel de Almeida Prado, Liw Ferreira.
Vale destacar que, na véspera da abertura, no dia 07 (terça), os alunos do Curso Técnico em Teatro do Senac realizam uma pré-abertura: é o Sarau Literário Técnico Teatro, que contará com leitura dramática de obra de Mário de Andrade. O sarau acontece no Senac Araraquara, a partir das 19 horas.
As mesas seguem com atividades até o final da programação e os participantes de cada uma delas pode ser conferido na programação no final da matéria.
Uma Feira de Livros, com 30 autores, será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade e na FCL-Unesp Araraquara. Na biblioteca, a feira acontece: dia 08 de novembro a partir das 18h; nos dias 09 e 10, das 8h30 às 16h; e dias 11 e 12, das 9h30 às 20h. Já na FCL-Unesp, a feira será realizada nos dias 09 e 10, a partir das 18h, próxima a porta do anfiteatro.
No dia 09 de novembro (quinta) são 4 mesas: “Literatura infantil” (9h na Biblioteca Mário de Andrade), “Literatura do Interior Paulista” (15h na Biblioteca Mário de Andrade), “Sou 300, sou 350” (18h30 na FCL-Unesp Araraquara) e “Por onde anda Macunaíma” e o filme “Por onde Macunaíma” (20h no Sesc Araraquara).
A programação do dia 10 de novembro (sexta) tem início com a mesa “Literatura Infantil” (9h na Biblioteca Mário de Andrade) e depois segue com: “Literatura do Interior Paulista” (15h na Biblioteca Mário de Andrade), “África – Brasil” e a apresentação artística com a cantora Clau Marcondes e declamação de poemas com Flávia Mildres (18h30, na FCL-Unesp Araraquara).
No dia 11 (sábado) as mesas são todas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade: “Velho é o preconceito” (10h), “Documentário – Baile do Carmo” (14h30), e “Cartas abertas” e a performance artística “Maia canta Ney” (19h).
O último dia da FliSol, 12 de novembro (domingo), também concentra a programação na Biblioteca Mário de Andrade: começa com “Luís Antonio: Luz e Cultura” (10h) seguido por “Filhas de Ci – femininos e lutas em pauta” e o filme “Julia” (16h); por fim, às 18h será realizada a mesa “Zé Celso” (18h) com a participação de Marcelo Drummond, Ignácio de Loyola Brandão, e Ivo Dall Acqua Junior, seguida por uma apresentação do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas.
Já a programação da FliSolzinha concentra-se nos Assentamentos da cidade, sempre às 14h, com a mesa “Despertando olhares” e a participação de Lucas Tannuri: Assentamento Bela Vista (dia 08), Assentamento Bueno de Andrade (dia 09) e Assentamento Bueno de Andrade (dia 10). Ainda, no Sesc Araraquara, será realizado espetáculo teatral “Mário e Maria”, com Cia. Lúdica (dia 11, às 16h), sem necessidade de retirada de ingresso.
Vale destacar que já houve uma programação que aconteceu durante o Esquenta FliSol, que começou em julho com o educativo que propôs formação para os professores da rede municipal de Educação, tendo como tema Mário de Andrade em uma abordagem da professora Silvana Santoro. A programação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Em agosto o Esquenta FlisSol iniciou atividades da FliSolzinha, com apresentações cênicas para alunos da rede municipal de Educação, também em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
Também, mesas de debates foram realizadas na Uniara, IFSP e Casa Afro.Ainda, uma exposição sobre as obras de Ignácio de Loyola Brandão, com desenhos de Lauro Monteiro e curadoria literária de Silvana Santoro, desde setembro vem percorrendo espaços da cidade, como: FCL-Unesp Araraquara, ETEC Araraquara (Anna Oliveira Ferraz) e Sesi Araraquara. Durante a FliSol, a exposição estará na Biblioteca Municipal.
Ingressos – Para todas as mesas que serão realizadas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, os convites gratuitos começarão a ser distribuídos nesta terça-feira, 31 de outubro, no horário das 8h15 às 19h45, de segunda à sexta-feira. A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.
A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.
Todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.
Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados. O Sesi Araraquara está localizado na Av. Octaviano de Arruda Campos, 686, no Jardim Floridiana – Vila Xavier.
Confira a programação
- Pré-abertura
07/11- 19h – Sarau Literário Técnico Teatro – leitura dramática de obra de Mário de Andrade
Local: Senac Araraquara
- Mesas
ABERTURA – 08/11 – 19h: Mesa 01 – “Mesa do patrono” + espetáculo literomusical
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Ignácio de Loyola Brandão e Humberto Werneck + participação especial de Pascoal da Conceição e do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara
Espetáculo literomusical com: Fernanda de Almeida Prado, Paulo Andrade, Gabriel de Almeida Prado, Liw Ferreira
09/11 – 9h: Mesa 02 – “Literatura infantil”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Maria Aparecida Pardini, Christiane Aparecida Tragante (ilustradora), Márcia Luiz, e Paula Emília Kranz (ilustrador e autor) + mediação de Larissa Mariano
09/11 – 15h: Mesa 03 – “Literatura do Interior Paulista”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Glauco Keller Villas Boas, Adilson Sanches Marques, Bruno Rafael Caldeira, e Rodrigo Rigolon + mediação de Renata Vanni
09/11 – 18h30: Mesa 04 – “Sou 300, sou 350”
Local: FCL-Unesp Araraquara
Com: Eduardo Vessoni e Prof.ª Maria Lúcia Outeiro Fernandes + participação especial de Pascoal da Conceição e da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira + mediação de Silvana Santoro
09/11 – 20h: Mesa 05 – “Por onde anda Macunaíma” + filme “Por onde Macunaíma”
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Com: Rodrigo Cellos + mediação de Paulo Delfini
10/11 – 9h: Mesa 06 – “Literatura Infantil”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Lucas Tannuri, Rita de Kássia Cândido Carneiro, Mateus Moneda Manoel, e Elizânia Fabia de Sousa Azanha + mediação de Larissa Mariano
10/11 – 15h: Mesa 07 – “Literatura do Interior Paulista”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Adriana Lins dos Anjos, Beatriz Moretti Gomes, Marcelo Brambilla, Mateus Marcelini, e Silveira Ribeiro + mediação de Milena Rodrigues
10/11 – 18h30 – Mesa 08 – “África – Brasil” + apresentação artística
Local: FCL-Unesp Araraquara
Com: Noël Bertrand Boundzanga, Eliana Alves Cruz e Prof. Dagoberto José Fonseca + mediação de Luana Antunes
Local: UNESP – Araraquara
Apresentação artística com: Clau Marcondes (cantora) e Flávia Mildres (poemas)
11/11 – 10h: Mesa 09 – “Velho é o preconceito”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Coletivo Mulheres na Literatura (Cidinha Pardini, Rosmari Capella, Sonia Guzzi, Fátima Scandinari, Selma Salum Alves, e Rosmari Capella) + mediação de Dani Raphael
11/11 – 14h30: Mesa 10 – “Documentário – Baile do Carmo” (audiovisual)
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Shaynna Pidori (diretora) + Fabi Virgílio + Roda de conversa com convidados do Baile do Carmo
11/11 – 19h: Mesa 11 – “Cartas abertas” + performance artística
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Dani Raphael, e Ryane Leão + mediação de Rafaela Modé
Participação artística: “Maia canta Ney”, com Maia e Lucas Bardo (piano)
12/11 – 10h: Mesa 12 – “Luís Antonio: Luz e Cultura”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Danielle Aquino + mediação de Alcindo Sabino
12/11 – 16h: Mesa 13 – “Filhas de Ci – femininos e lutas em pauta” + filme “Julia”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Aline Bei, e Trudruá Dorrico + mediação de Fabi Virgílio
Curta “Julia” – inspirado na obra “Pequena Coreografia do Adeus”, da autora Aline Bei (direção artística: Georgia Palomino, bailarina: Suzane Rossan, direção de fotografia: Ricardo Beltrame)
ENCERRAMENTO – 12/11 – 18h: Mesa 14 – “Zé Celso”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Com: Marcelo Drummond, Ignácio de Loyola Brandão, e Ivo Dall Acqua Junior
+ 19h: participação artística do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas
- FliSolzinha
08/11 – 14h: Mesa “Despertando olhares”, com Lucas Tannuri
Local: Assentamento Bela Vista
09/11 – 14h: Mesa “Despertando olhares”, com Lucas Tannuri
Local: Assentamento Bueno de Andrade
10/11 – 14h: Mesa “Despertando olhares”, com Lucas Tannuri
Local: Assentamento Monte Alegre
11/11 – 16h: Espetáculo teatral “Mário e Maria”, com Cia. Lúdica
Local: Sesc Araraquara
Programação gratuita
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.