A FliSol – Festa Literária da Morada do Sol divulgou os autores da região central do Estado de São Paulo contemplados e também os suplentes para a participação em suas mesas literárias. O festival literário será realizado em Araraquara, em sua segunda edição, de 08 a 12 de novembro deste ano.
O chamamento foi direcionado para autores e autoras da região central do Estado de São Paulo, com livros literários publicados entre 01 janeiro de 2021 e 30 de junho de 2023 e maiores de 16 anos, nas categorias: Literatura Infantil ou Literatura Jovem e Adulto e, de acordo com o Instituto Colibri, a avaliação foi efetuada por uma Banca de Pareceristas da Pós Graduação da Faculdade de Letras Unesp – Araraquara, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Paulo César Andrade da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Fclar Unesp/Araraquara).
A comissão classificou as obras a partir dos seguintes critérios: clareza e coesão textual, relevância temática, criatividade, inovação e potencial de impacto na formação de público.
Na categoria “Literatura Adulto” foram selecionados: “Mata-burro”, de Glauco Keller Villas Boas (São Carlos), “Exu: do mito ao espírito”, de Adilson Sanches Marques (São Carlos), “Fissuras”, de Bruno Rafael Caldeira (Araraquara), “Caminhos da Alfazema”, de Adriana Lins dos Anjos (São Carlos), “A menina que questionava”, de Beatriz Moretti Gomes (São Carlos), “Memórias de um Doutor Panaceia”, de Rodrigo Rigolon (Araraquara), “O Segredo de Spalla”, de Marcelo Brambilla (Descalvado), e “Jornada”, de Mateus Marcelini Silveira Ribeiro (Araraquara).
Os suplentes de “Literatura Adulto” são: “Na Sombra de Um Anjo”, de Arthur Gregório Valério (São Carlos), “Diário do hipotético vizinho”, de Wilson Alves-Bezerra (São Carlos), “Pai & Herói”, de Marcio José Simonetti (Ibaté), “Tão somente o sublime de graça”, de Flávio Vilela Komatsu (São Carlos), e”Recomeços Diários”, de Ilma Rosa dos Santos Silva (Araraquara).
A categoria “Literatura Infantil” tem como selecionadas as seguintes obras: “O Brilho de Maria”, de Maria Aparecida Pardini (Araraquara), “O Jardim da Menina do Pé de Couve”, de Christiane Tragante/ilustradora (Araraquara), “Cadê a tartaruga? Fugiu?”, de Márcia Luiz (Araraquara), “Com os pés sujos de lama”, de Paula Emília Kranz / ilustrador também e autor (São Carlos), “Quando Marina perde o sono”, de Lucas Abi Rached Tannuri (Araraquara), “A menina das Cores”, de Rita de Kássia Cândido Carneiro (São Carlos), “Como é um amigo?”, de Mateus Moneda Manoel (Araraquara) e “Diferente de quem?”, de Elizânia Fabia de Sousa Azanha (Araraquara).
Já as suplentes de “Literatura Infantil” são: “O Cachorro Bin”, de Raphael Rocha da Silva (São Carlos), “Um conto de bruxa”, de Giovana Gaeta de Chico Nogueira (São Carlos) e “As crianças e o mistério da natureza”, de Sonia Guzzi (Araraquara).
Os selecionados recebem uma ajuda de custo para viabilizar a sua participação no valor de R$ 500,00. A participação dos autores e ilustradores será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade nos dias 09 e 10 de novembro. No período da manhã, às 9 horas, participam os autores selecionados em Literatura Infantil, enquanto que à tarde, às 15 horas, participam os selecionados em Literatura Adulto.
A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.
Todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.
Categoria Literatura Adulto
Selecionados:
01 “Mata-burro”, de Glauco Keller Villas Boas (São Carlos)
02 “Exu: do mito ao espírito”, de Adilson Sanches Marques (São Carlos)
03 “Fissuras”, de Bruno Rafael Caldeira (Araraquara)
04 “Caminhos da Alfazema”, de Adriana Lins dos Anjos (São Carlos)
05 “A menina que questionava”, de Beatriz Moretti Gomes (São Carlos)
06 “Memórias de um Doutor Panaceia”, de Rodrigo Rigolon (Araraquara)
07 “O Segredo de Spalla”, de Marcelo Brambilla (Descalvado)
08 “Jornada”, de Mateus Marcelini Silveira Ribeiro (Araraquara)
Suplentes:
09 “Na Sombra de Um Anjo”, de Arthur Gregório Valério (São Carlos)
10 “Diário do hipotético vizinho”, de Wilson Alves-Bezerra (São Carlos)
11 “Pai & Herói”, de Marcio José Simonetti (Ibaté)
12 “Tão somente o sublime de graça”, de Flávio Vilela Komatsu (São Carlos)
13 “Recomeços Diários”, de Ilma Rosa dos Santos Silva (Araraquara)
Categoria Literatura Infantil
Selecionados:
01 “O Brilho de Maria”, de Maria Aparecida Pardini (Araraquara)
02 “O Jardim da Menina do Pé de Couve”, de Christiane Tragante / ilustradora (Araraquara)
03 “Cadê a tartaruga? Fugiu?”, de Márcia Luiz (Araraquara)
04 “Com os pés sujos de lama”, de Paula Emília Kranz / ilustrador e autor (São Carlos)
05 “Quando Marina perde o sono”, de Lucas Abi Rached Tannuri (Araraquara)
06 “A menina das Cores”, de Rita de Kássia Cândido Carneiro (São Carlos)
07 “Como é um amigo?”, de Mateus Moneda Manoel (Araraquara)
08 “Diferente de quem?”, de Elizânia Fabia de Sousa Azanha (Araraquara)
Suplentes:
09 “O Cachorro Bin”, de Raphael Rocha da Silva (São Carlos)
10 “Um conto de bruxa”, de Giovana Gaeta de Chico Nogueira (São Carlos)
11 “As crianças e o mistério da natureza”, de Sonia Guzzi (Araraquara)