A banda “Francisco, elhombre”faz show no Sesc neste domingo (13), às 16h, apresentando seu primeiro álbum, o Soltasbruxa, com entrada franca. Formada por mexicanos e brasileiros, o grupo denominou seu próprio som como PachangaFolk, uma combinação de sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas.
Após viajarem pelo mundo com seus instrumentos, no ano 2000 os irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte se mudaram para o Brasil e firmaram-se no distrito de Barão Geraldo em Campinas, São Paulo. Inspirados na figura homônima do folclore colombiano, conhecida por tocar acordeão pelas ruas das cidades, em 2013, juntamente com mais três brasileiros, formaram o grupo para “largar os empregos, faculdade e todas as ‘amarras com a sociedade'”.
Até 2015 realizaram duas turnês sul-americanas. Naquele ano, após um show realizado em Mendoza, Argentina, sofreram um assalto e perderam seus instrumentos e documentos. Só retornaram ao Brasil após uma campanha on-line, com a ajuda da população local e de amigos, e fundos arrecadados em apresentações nas ruas com instrumentos emprestados.O episódio representou um divisor de águas para o grupo, responsável por alterar a perspectiva que tinham de seu trabalho.
Em abril de 2015 lançaram o EP La Pachanga!, com seis faixas autorais e lançamento no Centro Cultural São Paulo, onde gravaram um vídeo para a faixa “Dicen” (cuja versão de estúdio traz a participação da cantora chilena Francisca Valenzuela), que, segundo os irmãos fundadores, surgiu para que pudessem falar a seus pequenos sobrinhos sobre a ditadura. O EP traz também a faixa “Minha Casa”, a única totalmente em português, escrita na África.
Este ano iniciaram a campanha #VaiPraCuba, pretendendo financiar um documentário sobre a cultura da ilha comunista e aproveitando a viagem à capital Havana para participar do projeto “El SurSuena”, no festival “AMPM – América por Su Música”. No meio do ano, realizaram uma turnê latino-americana e lançaram um clipe para a faixa “Calor da Rua”, produzida por Curumin e Zé Nigro, que trata de violência doméstica e figuraria no primeiro álbum completo do quinteto. O disco “Soltasbruxa”, produzido por Zé Nigro, foi lançado no dia 2 de setembro e trouxe participações de Liniker e Apanhador Só.
Serviço:
Show “Francisco, El Hombre”
Dia: 13/11, domingo
Horário:16h / Local: Garimpo
Classificação: Livre
Grátis.

