InícioCidadesCidadeFrente Parlamentar Cristã se diz “inconformada” com decisão do TJSP

Frente Parlamentar Cristã se diz “inconformada” com decisão do TJSP

Tribunal de Justiça declarou inconstitucional leitura de trecho da bíblia antes das sessões na Câmara de Araraquara

Membros da Frente Parlamentar Cristã em defesa da Vida e da Família se declararam “inconformados” com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que declarou inconstitucional o art. 148 do Regimento interno da Câmara Municipal de Araraquara que  prevê a leitura de um trecho da bíblia no início de cada sessão legislativa.

Além da leitura do trecho bíblico, a medida alcança ainda a manutenção de exemplar da Bíblia no plenário da casa durante as sessões ordinárias e extraordinárias. “Diante da inexistência de qualquer ressalva a modulação de efeitos,  o termo inicial da eficácia da decisão deve seguir a regra na declaração da inconstitucionalidade, ou seja, a eficácia retroativa (“ex tunc”), o que torna imediato os efeitos da declaração”.

O TJSP alega que “o artigo impugnado choca com o preceito constitucional da laicidade estatal, ofendendo a pluralidade de crenças ao estabelecer preferência por determinada religião. Afirma que o Estado Brasileiro, ao se firmar como laico, prestigia a igualdade e a liberdade de religião, possibilitando, até mesmo, a ausência de credos, não cabendo a qualquer ente estatal proceder de modo a privilegiar alguma religião em detrimento das demais”.

Para os vereadores Lucas Grecco (União), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB) e Edson Hell (Cidadania), o acordão vai de encontro à separação de poderes ao adentrar na esfera das atribuições e autonomia única e exclusiva da Câmara Municipal de Araraquara. “Como cediço a Bíblia é o livro mais vendido e lido do mundo. As suas palavras basearam a constituição, leis, governos. Devido ao seu brilho e caráter histórico é necessária estar presente em todos os lugares. O fato de estarmos em um estado laico não significa censura de religião, mas sim o direito de cada cidadão proferir a sua fé, seja ela qual for”, declarou a bancada, em uma nota pública sobre o

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas