Produtos recicláveis, muita criatividade e habilidade para criar réplicas em escala reduzida de casas de vários estilos, ruas e até mesmo de uma comunidade.
São itens como esses que os visitantes da Câmara de Araraquara poderão conferir na abertura da mostra de maquetes “Sustentabilidade e Aprendizado”, do centro da Fundação CASA de Araraquara, que acontecerá nesta terça-feira (11/07), às 14h.
Ao total, serão expostos 16 tipos diferentes de maquetes, desenvolvidas pelos próprios adolescentes em medida socioeducativas, com o apoio dos agentes educacionais referências de área e professoras do ensino formal.
Para a confecção, foram utilizados materiais reciclados, como papelão, embalagens plásticas, dentre outros materiais.
A ideia para a produção dos itens surgiu por meio de um projeto integrado entre as disciplinas de Ciências e Matemática, realizadas pelas professoras da escola vinculadora E.E. “Lysanias de Oliveira Campos”, que atende ao centro socioeducativo.
A construção das maquetes foi desenvolvida ao longo do segundo bimestre do ano letivo, entre os meses de maio e junho de 2023.
Como explica o diretor do centro socioeducativo, Welberth Drumond, o objetivo do projeto foi facilitar a aprendizagem dos jovens. “As professoras encontraram na elaboração das maquetes uma forma de simplificar temas de maior complexidade, tornando o aprendizado mais prático e interessante”, concluiu.