Seis garotos das categorias de base da Associação de Futsal de Araraquara (AFA) participaram, no início do mês de abril, de uma série de atividades e testes no centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte-MG.
Os jovens jogadores Paulinho Zavan (zagueiro nascido em 2008), Murilo dos Santos (volante nascido em 2010), Vítor Cardoso (volante nascido em 2008), Ryan Costa (meia-atacante nascido em 2009), Caio Rodrigues (meia-atacante nascido em 2008) e Carlos Eduardo Pereira (atacante nascido em 2008) passaram quatro dias na "Cidade do Galo", onde realizaram testes, atividades e amistosos junto às suas categorias de base do time mineiro.
As equipes da AFA são comandadas pelos técnicos Luciano Lima Cruz e Peterson Guilherme, que "garimpam" os talentos nos bairros periféricos de Araraquara para formar seus times que participam de diversas copinhas pela região. Esses torneios costumam atrair observadores de grandes clubes do futebol brasileiro, tanto que a AFA já teve atletas avaliados em aprovados em clubes como Palmeiras, São Paulo, Santos e Flamengo.
Os seis garotos que foram a Belo Horizonte, por exemplo, foram vistos na última copinha disputada pela AFA, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro. O próximo clube que contará com avaliações a meninos de Araraquara será o Fluminense, em atividades marcadas para o dia 29 de junho, quando três de seus jovens jogadores serão avaliados.
Aprovado
Logo no terceiro dia de atividades no CT do Atlético-MG, o técnico araraquarense Luciano recebeu a notícia de que um de seus atletas, Caio Rodrigues, foi aprovado nos testes. Por ser menor de 14 anos, Caio não pode ir sozinho para Belo Horizonte, por isso a AFA terá de conseguir um investidor que ajude a manter a mãe do garoto junto a ele em Minas Gerais, enquanto o pai permanecerá em Araraquara.
O treinador falou sobre o sentimento de missão cumprida. “É uma coisa impressionante quando isso acontece, principalmente para quem é do interior como nós. Quando você vê um moleque da periferia de Araraquara conquistando uma chance em um grande clube do futebol brasileiro como é o Atlético, com toda aquela estrutura a favor dele, é realmente um sentimento de realização que não dá para descrever”, explicou o técnico.
Treinos
Os treinamentos da AFA são realizados de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21 horas, na quadra localizada na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente ao Estádio da Fonte Luminosa. Alunos de 4 a 16 anos podem se inscrever para participar do treinamento, onde é cobrado uma ajuda de custo de R$ 50 mensais.
O técnico Luciano aproveita para agradecer aos apoiadores responsáveis pelos custos da viagem a Belo Horizonte: World Game, Papelaria Tend Tudo, Estradão Auto Center, Imobiliária São Paulo, além dos pais dos meninos, que ajudaram na venda de rifas.