O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, participou de reunião no 13º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) para acertar detalhes do compartilhamento de imagens das câmeras da Central de Monitoramento da Guarda Municipal para a Polícia Militar.
Acompanhado do guarda municipal Alexandre Pomponi, João Alberto conversou com o major Paulo Henrique Jurisato, comandante interino do 13º BPM/I, e ainda conheceu o trabalho realizado pelo CAD (Centro de Atendimento e Despacho) da PM.
Segundo o secretário, o Batalhão ainda não tem capacidade de internet para suportar o recebimento das imagens. Com a mudança da Central de Monitoramento da Arena da Fonte Luminosa para a sede da Guarda Municipal, as mudanças técnicas de comunicação entre os dois locais já serão realizadas.
Uma próxima reunião entre as duas partes ainda irá definir se a Polícia Militar terá acesso a todas as imagens das 27 câmeras espalhadas pela cidade ou se a corporação irá escolher alguns pontos específicos.
Já iniciando a parceria, na próxima semana, policiais militares vão passar por um treinamento de capacitação sobre o funcionamento da Central de Monitoramento. O envio das imagens não terá custo à Prefeitura.
"Qual é o ganho do compartilhamento das imagens? Mais profissionais de segurança vão ter acesso a elas", explica João Alberto.
Segundo o secretário, nestes primeiros meses do ano, houve vários casos em que as câmeras flagraram veículos furtados, a Guarda Municipal comunicou a Polícia Militar e o automóvel foi recuperado. Com a mudança, a PM terá acesso às imagens das ruas da cidade em tempo real.
Próximos passos
Depois que o compartilhamento de imagens começar, outras ações são planejadas pela secretaria. A primeira delas é integrar o veículo OCR (leitor de placas) que fiscaliza a Área Azul à Central de Monitoramento.
Outra intenção da Prefeitura é, com a posse do Gabinete de Gestão Integrada, reunir as forças de segurança de Araraquara e entidades do comércio e da sociedade para um reestudo dos locais de posicionamento das câmeras, além da possibilidade de integração com outras câmeras privadas (por meio da "Câmera Cidadã") e da aquisição de novas câmeras OCR.