A Ferroviária conseguiu o que parecia improvável. O time araraquarense venceu o Universidad do Chile por 4 a 1 em jogo realizado na tarde desta sexta-feira (12) no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, e conquistou, de forma heróica, a classificação para a segunda fase da Copa libertadores da América de Futebol Feminino.
Como o outro jogo da chave terminou com um empate sem gols entre Libertad/Limpeño e Peñarol, a tabela de classificação do Grupo D terminou com o Universidad em primeiro com 6 pontos. Na segunda colocação ficaram Ferroviária e e Libertad/Limpeño (ambos com 4 pontos e -1 gol de saldo), porém as Guerreiras Grenás levaram a vantagem por ter feito um gol a mais que seu concorrente (5 a 4). O Peñarol (2 pontos e -1 gol de saldo) terminou na quarta posição. Assim, Universidad e Ferroviária avançaram à segunda fase.
A Ferroviária segue viva na luta pelo bicampeonato, já que sagrou-se campeã da Libertadores em 2015. A equipe araraquarense aguarda os resultados dos outros grupos para saber quem será seu adversário no mata-mata.
O jogo
A Ferroviária entrou mais determinada e organizada do que nos jogos anteriores e criou boas oportunidades de abrir o marcador, porém pecava nas finalizações. As melhores chances surgiram com conclusões de Aline Milene e Patrícia Sochor, porém a bola insistia em passar perto do gol.
Apesar da insistência, o placar só foi aberto aos 41 minutos, quando a bola foi cruzada na área, onde Ana Alice disputou pelo alto com a goleira e conseguiu desviar para a rede: 1 a 0!
Mas o time araraquarense teve pouco tempo de comemoração, já que na saída de bola o Universidad igualou o marcador com Oviedo, que recebeu pelo lado esquerdo da área e encobriu a goleira Luciana com muita categoria: 1 a 1.
As Guerreiras Grenás voltaram do vestiário com mais ímpeto no setor ofensivo e ampliaram aos 10 minutos, novamente com Ana Alice, que tocou por cobertura e estufou a rede da goleira Fernandez: 2 a 1!
Aos 16, a Ferroviária ampliou em uma falha na saída de bola do Universidad. A goleira tocou no meio para Llanka Diaz, mas Nicoly roubou a bola, invadiu a área e bateu rasteiro no canto esquerdo da goleira: 3 a 1!
Aos 43, a Ferroviária marcou o quarto gol com Rafa Mineira, que recebeu pelo lado direito e bateu rasteiro para ver a bola desviar na zaga e entrar no canto direito da goleira Natalia Fernandez: 4 a 1!
Após o apito final da árbitra, as afeanas aguardaram a confirmação do empate no outro jogo para comemorarem a classificação histórica, para alegria da técnica Lindsay Camila, que participa de seu primeiro torneio à frente da Ferroviária.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 4 x 1 UNIVERSIDAD DO CHILE
Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires;
Data/Horário: Terça-feira, 9 de março, 17h;
Arbitragem: Salome Di Iorio (ARG), auxiliada por Mariana de Almeida (ARG) e Viviana Segura (EQU)
Cartões amarelos: Carol Tavares (Ferroviária); Marcela Cortes (Universidad);
Gols: Ana Alice (41' do 1T e 10' do 2T) e Nicole ( para a Ferroviária; Yael Oviedo (41' do 1T) para o Universidad;
FERROVIÁRIA – Luciana, Monalisa (Rafa Mineira), Ana Alice, Yasmin e Barrinha; Luana (Duda), Nicoly (Daiane) e Carol Tavares; Lurdinha, Aline Milene e Patrícia Sochor. Técnica: Lindsay Camila;
UNIVERSIDAD DO CHILE – Natalia Fernandez, Rebeca Valiente, Fernanda Mellado, Yael Oviedo e Denisse Betancourt; Llanka Diaz, Marcela Cortes, Ana Diaz e Montserratt Flores; Barbara Rondon e Natalia Reuque (Catarina Carrillo). Técnico: Carlos Alberto Schmauk.