A delegação da Ferroviária desembarcou na noite desta terça-feira (4) no Equador, onde disputará a Taça Libertadores da América de Futebol Feminino, competição onde buscará o tricampeonato após levantar a taça em 2015 e 2020.
O grupo composto por atletas e comissão técnica deixou Araraquara na segunda-feira (3) rumo a São Paulo, de onde pegou o avião no dia seguinte rumo ao país-sede do torneio. A delegação afeana fará nos próximos dias uma ambientação para se adaptar à altitude antes da estreia, marcada para o dia 13, às 19h15, contra o Club Nañas.
A técnica Jéssica de Lima falou sobre o processo preparatório antes da estreia. "Nossa logística visa fazer as meninas entenderem os efeitos da altitude. Já fizemos algumas reuniões e palestras em relação à alimentação, hidratação e coisas que elas podem fazer antes de chegar lá, para elas sintam cada vez menos essa diferença de lugar", esclareceu.
As Guerreiras Grenás compõem o Grupo B da Libertadores ao lado de Defensor Sporting (Uruguai), Boca Juniors (Argentina) e Club Nañas (Equador). Outros dois times brasileiros integram a disputa: o Corinthians e o Palmeiras.
Na segunda rodada, o adversário será o Defensor Sporting no dia 16, às 19h15. Na terceira rodada, que encerra a primeira fase, as Guerreiras Grenás enfrentarão o Boca Junior no dia 19, às 17 horas. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão à segunda fase, que passa a ser disputada no sistema de mata-mata em jogo único.
A Paramount confirmou que transmitirá todos os jogos da Libertadores Feminina por meio de seu streaming gratuito Pluto TV. O SporTV deve passar as partidas em TV fechada e o Facebook negocia. A TV Globo só transmitirá a semifinal e a final se Corinthians ou Palmeiras estiverem.
Elenco
A equipe araraquarense vai para a disputa com as goleiras Luciana e Yanne, as zagueiras Ana Alice, Camila, Géssica e Luana; as laterais Barrinha, Carol Tavares, Daiane e Karina; as meio-campistas Amanda, Fany Gauto, Ingryd, Nicoly, Rafa Mineira e Suzane; e as atacantes Eudimilla, Laryh, Mylena Carioca e Radija.
Três jogadoras que foram convocadas por suas seleções perderão o início da adaptação no Equador, mas cumprirão seus compromissos pela Data-FIFA e em seguida se apresentarão ao restante do elenco afeano. A goleira Luciana (com a Seleção Brasileira), a meia Fany Gauto (Paraguai) e a meia Suzane (Portugal) são nomes confirmados na disputa continental.