A Ferroviária volta a campo neste sábado (2), às 15h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, para enfrentar o São José pela 5ª rodada da principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A partida terá transmissão ao vivo pelo Youtube (clique aqui para assistir) e Facebook (clique aqui para assistir).
A equipe araraquarense está invicta e lidera a classificação geral da competição com 10 pontos (três vitórias e um empate), mesma pontuação de Palmeiras e Corinthians, porém leva a vantagem por 5 gols de saldo, um a mais que o alviverde e dois a mais que o alvinegro. Já o adversário deste sábado é o 9º colocado com 4 pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas).
Vale destacar que, nesta primeira fase, os 16 clubes se enfrentam em turno e returno e se classificarão para a etapa seguinte os oito melhores colocados. À partir da segunda fase, a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata, com quartas de final, semifinal e final. O campeão e o vice asseguram vaga na Libertadores de 2023.
E por falar em Libertadores, o confronto deste sábado coloca frente a frente duas potências do futebol feminino, ambas com títulos de Libertadores em sua galeria de troféus. O São José levantou a taça em 2011, 2013 e 2014, enquanto as Guerreiras Grenás conquistaram o título em 2015 e 2020.
A técnica afeana Roberta Batista aponta que o time deve entrar atento em relação ao nível técnico da disputa. “Sabemos o quanto é difícil enfrentar o São José na sua casa. A Ferroviária, no decorrer dos anos, acabou tendo várias oportunidades que saiu sem os três pontos de lá. Mesmo que não estejam em um momento tão bom, nada como uma vitória no clássico para ser fortalecer. Isso nos exige muito alerta e muita atenção. O que a gente precisa fazer é encarar essa partida como estamos encarando todas as outras, como uma grande batalha, onde a gente vai buscar esses três pontos, com seriedade e ajustando algumas situações que temos errado. E encarar como uma grande partida, como um clássico, para que a gente possa sair com os três pontos”, explicou.
Após o compromisso deste sábado, a treinadora ganhará um período maior para dar um descanso para suas comandadas e ao mesmo tempo preparar sua equipe para a sequência do Brasileirão, que retornará apenas no dia 16 de abril, quando o time araraquarense enfrentará o Palmeiras às 14 horas na Fonte Luminosa. O período sem jogos acontece por conta da Data Fifa, onde a Seleção Brasileira, que conta com a volante afeana Ingryd, realizará amistosos contra a Espanha no dia 7 de abril e Hungria no dia 11, ambas partidas na Espanha.