Este domingo (10) é dia de decisão para o futebol feminino brasileiro. A Ferroviária enfrenta o Corinthians às 16 horas na Neo Química Arena, na capital paulista, pelo jogo de volta da final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A1, competição que reúne a elite da modalidade no país. O jogo terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Globo e SporTV.
A primeira partida, realizada na última quinta-feira (7) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, terminou empatada sem gols, o que significa que quem vencer neste domingo levanta a taça e, em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.
Um dos fatores que vão apimentar o confronto é a pressão da torcida corintiana. O jogo deste domingo deve superar a marca de maior público do futebol feminino na América do Sul. Neste momento, o recorde é do Universitário, do Peru, com 42 mil expectadores.
Expectativa afeana
A técnica afeana Jéssica de Lima destacou que sua escalação e esquema tático serão definidos com base no desgaste físico de suas comandadas, visto que a equipe vem de uma intensa maratona de jogos pelos campeonatos Paulista e Brasileiro. “Vamos depender muito da recuperação das atletas porque é um tempo muito curto de um jogo para outro. Nosso time vem de muitos jogos difíceis, por isso eu preciso primeiro partir disso, de como estarão as atletas, para depois eu definir uma plataforma tática e uma forma de jogar. Nesse momento, temos um pensamento de recuperação e de estudar o adversário mais uma vez para tentar encontrar as fragilidades, que são poucas do Corinthians, mas nenhum time é imbatível. Respeitamos muito e temos condições de fazer um bom jogo”, comentou.
Campanhas
A Ferroviária foi a terceira colocada na primeira fase com 34 pontos (11 vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o Corinthians foi o líder com 37 (12 vitórias, um empate e duas derrotas).
Nas quartas de final, as Guerreiras Grenás eliminaram o Internacional, enquanto o alvinegro passou pelo Cruzeiro. Na semifinal, que contou com quatro clubes paulistas, as afeanas prevaleceram sobre o São Paulo, enquanto o Corinthians eliminou o Santos.
Títulos
O confronto coloca frente a frente os dois projetos mais vitoriosos do futebol feminino brasileiro nos últimos anos. A Ferroviária possui duas Libertadores, dois títulos do Brasileirão, uma Copa do Brasil e quatro estaduais, enquanto o Corinthians possui quatro conquistas do Brasileiro, três Libertadores, uma Copa do Brasil e três estaduais.
Na única vez em que se enfrentaram na final do Brasileirão, em 2019, as Guerreiras Grenás levaram a melhor e levantaram a taça. Após um empate por 1 a 1 em Araraquara e um empate sem gols em São Paulo, o time de Araraquara venceu nos pênaltis por 4 a 2 e comemorou seu bicampeonato.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x FERROVIÁRIA
Local: Neo Química Arena, em São Paulo;
Data/Horário: Domingo, 10 de setembro, 16h;
Arbitragem: Edina Alves Batista (FIFA), auxiliada por Neuza Ines Back (FIFA) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA); VAR: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo;
CORINTHIANS – Lelê, Katiuscia, Mariza, Yasmin e Isabela; Duda Sampaio, Jaqueline e Vic Albuquerque; Tamires, Gabi Portilho e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.
FERROVIÁRIA – Luciana, Moniquinha, Day Silva, Luana, Géssica e Barrinha; Suzane, Raquel e Mylena Carioca; Eudimilla e Laryh. Técnica: Jéssica de Lima.
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária