Em Manaus, forte calor de quase 30 graus. Em Foz do Iguaçu frio beirando quase zero graus. Fora a temperatura, as duas cidades, que sediam os quadrangulares da Liga Feminina de Futebol Sub-20, tinham muito em comum. Valendo as quatro vagas nas semifinais, a segunda fase do torneio começou nessa quarta-feira com destaque para as mandantes. No Norte do país o Iranduba, dono da melhor campanha na primeira fase, venceu o Coritiba por 3 a 0 e saiu na frente, assim como o Foz/Cataratas, que goleou impiedosamente a Ferroviária por 5 a 1 e também aparece na ponta em seu grupo.
Pelo Grupo com sede na capital manauara, o Aliança também estreou com vitória, e com 2 a 1 sobre o Criciúma divide a ponta dom as donas da casa. Já no Grupo realizado na cidade do Paraná, Vasco da Gama e ADECO empataram em 1 a 1. Dessa forma, a primeira rodada da segunda fase terminou com o Iranduba à frente com quatro pontos, já que o time amazonense leva um ponto extra por ter vencido as duas etapas da primeira fase, seguido por Aliança (3 pontos) e Criciúma e Coritiba, ambos com 0. Enquanto isso, o Foz lidera sua chave seguido pelo Vasco, que também somou um ponto a mais pela campanha da primeira fase, e aparece na segunda posição com dois pontos. Em terceiro o ADECO (1 ponto) e em quarto a Ferroviária sem pontuar.
Aliança (GO) 2×1 Criciúma (SC)
A primeira partida dos quadrangulares finais colocou frente à frente Aliança e Criciúma em busca dos três pontos na estreia. E o jogo na capital manauara foi definido logo na primeira etapa. O time goiano começou melhor e logo aos 2 minutos Marta abriu o placar. O Criciúma não se abalou, foi para cima e aos 31 minutos foi premiado com o empate.
Quando o jogo se encaminhava empatado para o intervalo, Vanessa apareceu para dar vantagem ao time goiano. Com 2 a 1 no placar, o Aliança voltou mais confiante para a o segundo tempo. Com ritmo mais fraco, a segunda etapa não teve tantas chances de gol e a partida inaugural terminou com vitória do Aliança.
Iranduba (AM) 3×0 Coritiba (PR)
Bastante esperada por todo público em Manaus, a partida entre o Iranduba e Coritiba levou um bom público ao Estádio da Colina. E as donas da casa fizeram bonito. O jogo começou bastante equilibrado, com o Coritiba equilibrando as ações. Os quarenta primeiros minutos de jogo foram de muito equilíbrio, mas em dois momentos de erros do time paranaense foram suficientes para o Iranduba mandar no jogo.
Elisa marcou aos 42 e 47 minutos do primeiro tempo incendiando o público manauara. Aos 8 minutos da segunda etapa foi a vez de Micaelly marcar o seu dando números finais a partida.
Vasco da Gama (RJ) 1×1 ADECO (SP)
Saindo do calor de Manaus para o frio de Foz do Iguaçu, Vasco da Gama (RJ) e ADECO (SP) se enfrentaram no CT do Flamengo em busca dos primeiros pontos na segunda fase. Durante todo primeiro tempo a equipe paulista foi melhor, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas em gols. O Vasco jogava na base do contra-ataque, mas não tinha sucesso nas subidas ofensivas.
O segundo tempo começou melhor e com o time carioca mais arrumado. Após sofrer pênalti, a camisa 10 do Vasco, Lais, mostrou personalidade e bateu com categoria para abrir o marcador. Não demorou três minutos para o ADECO empatar o jogo. De tanto insistir as paulistas chegaram a igualdade com Otiilia. No final, a goleira Jully, do Vasco salvou a equipe carioca com ótimas defesas e garantiu o empate.
Foz/Cataratas (PR) 5×1 Ferroviária (SP)
Encerrando a rodada, o Foz/Cataratas fez a melhor apresentação entre todas as equipes na abertura da segunda fase. Jogando um futebol refinado, as paranaenses marcaram três vezes na primeira etapa: Thamyris, aos 9, Karla, aos 29, e Talia, aos 34. Antes do intervalo, a Ferroviária conseguiu diminuir o placar.
Mesmo sofrendo um gol nos minutos finais da primeira etapa, o Foz não diminuiu o ritmo e manteve o bom padrão de jogo, dominando a posse de bola. Aos 26, Karolaine marcou o quarto e aos 41 minutos Thamyris deu números finais a partida com um gol de placa, após cortar a adversária e bater por cobertura.
Grupo 1 – Sede Manaus (AM)
08/06/2016 – 18h – Aliança (GO) 2×1 Criciúma (SC) – Estádio da Colina
08/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) 3×0 Coritiba (PR) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 18h – Coritiba (PR) x Criciúma (SC) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) x Aliança (GO) – Estádio da Colina
12/06/2016 – 9h – Criciúma (SC) x Iranduba (AM) – Estádio da Colina
12/06/2016 -11h – Coritiba (PR) x Aliança (GO) – Estádio da Colina
Grupo 2 – Sede: Foz do Iguaçu (PR)
08/06/2016 – 18h – Vasco da Gama (RJ) 1×1 ADECO (SP) – CT do Flamengo
08/06/2016 – 20h – Foz/Cataratas (PR) 5×1 Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 16h – Vasco da Gama (RJ) x Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 18h – ADECO (SP) x Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 9h – Ferroviária (SP) x Vasco da Gama (RJ) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 11h – ADECO (SP) x Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
Classificação – 2ª Fase – Liga Feminina Futebol Sub-20
Sede Manaus:
1º Iranduba (AM)* – 4 pontos – 1J – 1V – Saldo +3
2º Aliança (GO) – 3 pontos – 1J – 1V – Saldo +1
3º Criciúma (SC) – 0 pontos – 1J – 0V – Saldo -1
4º Coritiba (PR) – 0 pontos – 1J – 0V – Saldo -3
Sede Foz do Iguaçu
1º Foz/Cataratas (PR) – 3 pontos – 1J – 1V – Saldo +4
2º Vasco da Gama (RJ)* – 2 pontos – 1J – 0V – Saldo 0
3º ADECO (SP) – 1 ponto – 1J – 0V – Saldo 0
4º Ferroviária – 0 pontos – 1J – 0V – Saldo +4
*Equipes começaram a segunda fase com um ponto extra após vitórias no turno e returno na primeira etapa.
Formato da competição
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.
A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada com as equipes das cinco regiões do país. Fortaleza sediou os jogos envolvendo a equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste, com Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE). Destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma e Coritiba, com jogos entre as equipes da casa, além de Duda/Canoas e Foz Cataratas. Os dois times paranaenses garantiram as duas primeiras vagas da chave e o Criciúma também se classificou como um dos dois melhores terceiros colocados. Fechando a primeira etapa, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram em São Paulo e no Rio, com Vasco da Gama, ADECO e Ferroviária passando para a segunda etapa.
Agora os oito melhores times disputam dois quadrangulares sendo que os dois melhores de cada chave avançam as semifinais. A composição das chaves ficou da seguinte maneira: Grupo 1 – Iranduba (AM – 1º geral), Coritiba (PR – 4º geral), Aliança (GO – 6º geral) e Criciúma (SC – 8º geral); Grupo 2 – Vasco da Gama (RJ – 2º geral), ADECO (SP – 3º geral), Foz Cataratas (PR – 5º geral) e Ferroviária (SP – 7º geral).


