Vasco da Gama (RJ), ADECO (SP), Iranduba (AM) e Aliança (GO). Após dois meses de competição, foram definidos, nesse domingo (12), os quatro classificados às semifinais da Liga Feminina de Futebol Sub-20. Jogando em casa, o Iranduba manteve a invencibilidade após empatar com o Criciúma por 1 a 1, confirmando o primeiro lugar na classificação. A segunda vaga ficou com o Aliança, vencedor no confronto direto com o Coritiba. Na chave realizada em Foz do Iguaçu, o ADECO goleou as donas da casa e terminou a fase em primeiro lugar, enquanto o Vasco da Gama bateu a Ferroviária e ficou em segundo lugar no grupo.
Com as duas chaves definidas foram conhecidos também os confrontos semifinais. Iranduba e Vasco da Gama decidem uma das vagas para a grande decisão, enquanto ADECO e Aliança fazem a outra semifinal. O local dos jogos decisivos, que acontecem em 24 (semifinais) e 26 (final), será anunciado em breve pela organização.
Ferroviária (SP) 0x2 Vasco da Gama (RJ)
Dependendo apenas de si para se classificar, o Vasco da Gama encarou a já eliminada Ferroviária na última rodada do quadrangular realizado em Foz. Mas para quem achou que o jogo será fácil estava enganado. O time cruzmaltino encontrou dificuldades para achar espaços na defesa adversária. Em sua melhor apresentação nessa fase, a Ferroviária mostrou maturidade para encarar o jogo de igual para igual, especialmente no primeiro tempo. Com mais ritmo de jogo, o Vasco esperava o erro do adversário e em uma única falha na primeira etapa, Rayane aproveitou para abrir o placar aos 24 do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o time carioca seguia melhor, mas seguia esbarrando na boa marcação das paulistas. Aos 25, Ingrid aproveitou sobra na área para marcar o segundo. Com dois gols na frente, o Vasco soube conduzir o jogo até o final, confirmando sua classificação.
ADECO (SP) 3×0 Foz do Iguaçu (PR)
Após a vitória do Vasco, ADECO e Foz entraram em campo sabendo que somente umas das duas equipes sairia classificada a próxima fase. As paulistas jogavam pelo empate, mas trataram de ir para cima logo no começo do jogo. Um dos destaques da competição, a atacante Otilia começou o jogo ligada e marcou dois gols, aos 7 e 10, mostrando oportunismo.
A vantagem no início era tudo que o ADECO precisava para si. Podendo sofrer dois gols, o time visitante controlou a posse de bola durante todo o jogo e não deu espaços para as mandantes chegarem ao ataque. No segundo tempo, já com a partida definida, Marjorie marcou o terceiro aos 40, dando números finais a partida. Com a vitória, o ADECO assegurou também o primeiro lugar na chave.
Criciúma (SC) 1×1 Iranduba (AM)
Garantindo em primeiro lugar na chave, o Iranduba entrou em campo diante do Criciúma já com a equipe catarinense eliminada da competição. Cabia às mandantes manterem a campanha invicta na competição para chegar com o moral alto nos jogos finais. Porém, o Criciúma não queria sair de Manaus sem somar pontos e abriu o placar aos 24 do primeiro tempo, com Daniela.
O Iranduba mostrava um pouco de dificuldade para chegar ao gol, mas a torcida empurrava o time, mesmo com a chuva caindo na capital amazonenses. No começo da segunda etapa, Micaelly aproveitou para deixar tudo igual. Após o empate, com o campo pesado, as duas equipes diminuíram o ritmo e a partida terminou empatada.
Coritiba (PR) 0x1 Aliança (GO)
Coritba e Aliança entraram em campo fazendo a última “final’ dos quadrangulares. Quem vencesse ficava com a vaga, com vantagem do empate para a equipe paranaense. Sabendo disso, as goianas foram para cima buscando o resultado. A chuva continuava forte em Manaus, mas nada que tirasse o ímpeto das equipes.
O jogo seria definido em detalhes e foi justamente nesse momento que brilhou a estrela da camisa 10, Karine, do time goiano. Aos 24 minutos da primeira etapa o Aliança teve pênalti a seu favor. Karine chamou a responsabilidade e marcou o gol que deu a vantagem no placar ao seu time. A partir daí muita raça e empenho das duas equipes. No final dos 90 minutos o Aliança soube segurar o jogo e garantiu a quarta e última vaga às semifinais do torneio.
Grupo 1 – Sede Manaus (AM)
08/06/2016 – 18h – Aliança (GO) 2×1 Criciúma (SC) – Estádio da Colina
08/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) 3×0 Coritiba (PR) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 18h – Coritiba (PR) 1×0 Criciúma (SC) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) 4×0 Aliança (GO) – Estádio da Colina
12/06/2016 – 9h – Criciúma (SC) 1×1 Iranduba (AM) – Estádio da Colina
12/06/2016 -11h – Coritiba (PR) 0x1 Aliança (GO) – Estádio da Colina
Grupo 2 – Sede: Foz do Iguaçu (PR)
08/06/2016 – 18h – Vasco da Gama (RJ) 1×1 ADECO (SP) – CT do Flamengo
08/06/2016 – 20h – Foz/Cataratas (PR) 5×1 Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 16h – Vasco da Gama (RJ) 2×1 Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 18h – ADECO (SP) 5×2 Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 9h – Ferroviária (SP) 0x2 Vasco da Gama (RJ) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 11h – ADECO (SP) 3×0 Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
Classificação – 2ª Fase – Liga Feminina Futebol Sub-20
Sede Manaus:
1º Iranduba (AM)* – 8 pontos – 3J – 2V – Saldo +7**
2º Aliança (GO) – 6 pontos – 3J – 2V – Saldo -2**
3º Coritiba (PR) – 3 pontos – 3J – 1V – Saldo -3
4º Criciúma (SC) – 1 pontos – 3J – 0V – Saldo -2
Sede Foz do Iguaçu:
1º ADECO (SP) – 7 pontos – 3J – 2V – Saldo +6**
2º Vasco da Gama (RJ) – 7 pontos – 3J – 2V – Saldo +3**
3º Foz/Cataratas (PR) – 3 pontos – 3J – 1V – Saldo 0
4º Ferroviária – 0 pontos – 3J – 0V – Saldo -9
*Equipe começou a segunda fase com um ponto extra após vitórias no turno e returno na primeira etapa.
** Classificados para as semifinais
Formato da competição
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.
A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada com as equipes das cinco regiões do país. Fortaleza sediou os jogos envolvendo a equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste, com Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE). Destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma e Coritiba, com jogos entre as equipes da casa, além de Duda/Canoas e Foz Cataratas. Os dois times paranaenses garantiram as duas primeiras vagas da chave e o Criciúma também se classificou como um dos dois melhores terceiros colocados. Fechando a primeira etapa, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram em São Paulo e no Rio, com Vasco da Gama, ADECO e Ferroviária passando para a segunda etapa.
Os oito melhores times disputaram dois quadrangulares, sendo que os dois melhores de cada chave avançaram as semifinais. A composição das chaves ficou da seguinte maneira: Grupo 1 – Iranduba (AM – 1º geral), Coritiba (PR – 4º geral), Aliança (GO – 6º geral) e Criciúma (SC – 8º geral); Grupo 2 – Vasco da Gama (RJ – 2º geral), ADECO (SP – 3º geral), Foz Cataratas (PR – 5º geral) e Ferroviária (SP – 7º geral). No Grupo de Manaus, o time da casa, Iranduba, e Aliança, de Goiânia, foram os dois classificados, enquanto na sede de Foz passaram Vasco da Gama e ADECO. Nas semifinais jogam: Iranduba x Vasco da Gama e ADECO x Aliança.


