Nesta quarta-feira, 31 de maio, às 15 horas, as Guerreiras Grenás entrarão no gramado do Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, para enfrentar o Rio Preto no jogo que definirá seu futuro no Brasileirão Feminino.
A partida é válida pela última rodada da fase de classificação e a Ferroviária precisa vencer para não depender de nenhum outro resultado. E apesar de ter pela frente uma equipe que já está classificada, o time grená sabe que não encontrará facilidades.
O Grupo 2 conta com os já classificados Santos (34 pontos), Rio Preto (31) e Flamengo (22). A quarta e última vaga para a segunda fase é disputada entre três equipes: Ferroviária (17), Foz Cataratas (16) e São José (15). Sem chances de classificação aparecem Ponte Preta (13) e Vitória-BA (2).
Pela atual situação da tabela, existe a possibilidade de a Ferroviária se classificar até mesmo com uma derrota, mas para isso o Foz precisaria perder para o Santos em casa e o São José empatar ou perder para a Ponte Preta em Valinhos.
Se no Grupo 2 a situação da quarta vaga ainda não está definida, o mesmo ocorre na outra chave. No Grupo 1, já estão classificados Iranduba-AM (36), Corinthians (34) e Audax (21). Kinderman-SC e Sport-PE (ambos com 18) lutam pela quarta vaga, enquanto São Francisco-BA (7), Vitória-PE (6) e Grêmio-RS (4) não têm mais chances de classificação. A rodada também definirá os dois times rebaixados para a Série A2 de 2018, que no momento são Vitória-BA e Grêmio-RS.
Última cartada
Desde a saída da técnica Michele Kanitz, a Ferroviária vem sendo comandada pelo técnico interino Anderson Clayton. Sob seu comando, o time conquistou na semana passada uma vitória fundamental para o objetivo da classificação ao bater o Foz Cataratas na Fonte Luminosa por 3 a 2. O jogo foi marcado por muita emoção e a equipe grená teve seus três gols marcados pela camisa 10 Raquel, sendo o último deles em cobrança de falta aos 46 minutos do segundo tempo. E é motivada por essa vitória que a equipe entrará em campo nesta quarta.
Dois encontros em quatro dias
A Ferroviária disputa ainda o Campeonato Paulista de Futebol Feminino e mo último domingo enfrentou justamente o Rio Preto no Anísio Haddad, onde as donas da casa levaram a melhor por 3 a 1. As duas equipes, no entanto, atuaram com times mistos.
Com o resultado, o Rio Preto se firmou na liderança isolada do Grupo 1 do estadual, seguido de Ponte Preta (17), Audax (15) e Ferroviária (14). Fora da zona de classificação aparecem XV de Piracicaba (11), Botafogo (6), Francana (4) e Rio Branco (1). Na próxima rodada do Paulista, a Ferroviária voltará a jogar na Fonte Luminosa, onde enfrentará o Rio Branco de Americana, em confronto agendado para o próximo domingo, 4 de junho, às 15 horas.