O Estádio do Parque São Jorge, em São Paulo, receberá neste domingo (29), às 14 horas, o jogo mais importante do calendário do futebol feminino brasileiro em 2019. A Ferroviária visitará o Corinthians pelo jogo de volta da final do Campeonato Brasileiro, competição em que os dois finalistas buscam o bicampeonato.
As Guerreiras Grenás, campeãs em 2014, vão a campo credenciadas pela tradição de ser um dos times que possuem todos os títulos possíveis no futebol feminino – estadual, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores – e pela determinação que faz com que mesmo as equipes de maior investimento sejam encaradas de igual para igual.
Do outro lado está o Corinthians, que mesmo com pouco tempo de investimento na modalidade, já vem fazendo história. Campeão do Brasileirão Feminino do ano passado, o alvinegro atingiu a marca de 34 vitórias seguidas em 2019, façanha que o colocou no Guinness Book com o maior recorde de triunfos consecutivos do futebol mundial.
A marca expressiva foi interrompida pela própria Ferroviária, no jogo de ida da final nacional, que terminou empatado por 1 a 1. Como nenhuma equipe possui a vantagem, um novo empate fará o título ser decidido nos pênaltis.
Campanhas
As duas equipes tiveram desempenhos diferentes na primeira fase do Brasileiro. O Corinthians somou 14 vitórias e apenas uma derrota na primeira fase, o que resultou na liderança absoluta com 42 pontos. Já as Guerreiras Grenás terminaram a fase inicial com 23 pontos (seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas), na sétima colocação.
Nas quartas de final, o Corinthians passou pelo São José com uma vitória por 4 a 1 na casa do adversário e um triunfo por 1 a 0 no Parque São Jorge. Já a Ferroviária encarou o segundo melhor time da primeira fase, o Santos, que venceu o jogo de ida em Araraquara por 2 a 1. Na partida de volta, em Santos, as Guerreiras Grenás venceram pelo mesmo placar e levaram a decisão para os pênaltis.
Na semifinal, o Corinthians voltou a se classificar com duas vitórias, dessa vez sobre o Flamengo: 2 a 1 fora de casa e 2 a 0 em São Paulo. A Ferroviária encarou o terceiro colocado da primeira fase, o Kindermann. Após dois empates por 1 a 1, a vaga voltou a ser decidida nos pênaltis, onde as Guerreiras Grenás voltaram a levar a melhor.
Representantes brasileiros
A vaga na final tambem assegurou as duas equipes na Libertadores Feminina de 2020. Os dois times, aliás, já são os dois representantes brasileiros na Libertadores de 2019, que será disputado em outubro no Equador.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x FERROVIÁRIA
Local: Estádio do Parque São Jorge, em São Paulo.
Data/Horário: Domingo, 29 de setembro, 14 horas;
Arbitragem: Regildênia de Holanda Moura, auxiliada por Neuza Ines Back e Veridiana Contiliani Bisco;
CORINTHIANS – Letícia, Katiuscia, Mimi, Pardal e Tamiris; Erika, Gabi Zanotti e Grazy; Giovanna Crivelari, Millene e Victória Albuquerque. Técnico: Arthur Elias.
FERROVIÁRIA – Luciana, Barrinha, Luana, Andreia Rosa e Géssica; Rafa Andrade, Rafa Mineira e Aline Milene; Kamilla, Nathane e Adriane Nenê. Técnica: Tatiele Silveira.