InícioCidadesCidadeHomem é detido após confusão e agressão a GCM na Praça do...

Homem é detido após confusão e agressão a GCM na Praça do Carmo

Suspeito com passagens criminais mordeu guarda civil durante abordagem e será processado por resistência e desacato

Uma confusão registrada no início da tarde desta segunda-feira (30) na Praça do Carmo, no Centro de Araraquara, terminou com a detenção de um homem acusado de desacato, resistência à prisão e agressão a um agente da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo informações da GCM, o caso teve início após o COI (Centro de Operações Integradas) receber denúncia de que um indivíduo estaria perturbando a equipe de limpeza urbana que trabalhava na praça. O homem estaria proferindo ofensas verbais contra os trabalhadores.

Ao chegar ao local, os guardas tentaram abordar o suspeito, identificado como J.H.M., conhecido das autoridades por ter antecedentes por tráfico de drogas, furto e receptação. Ele se recusou a se identificar e afirmou que “não respeita polícia”. Em seguida, tentou fugir correndo pela praça, sendo cercado por agentes da GCM.

Durante a tentativa de detenção, o homem resistiu de forma agressiva, desacatou os guardas e chegou a morder um dos agentes. Foi necessário o uso do dispositivo elétrico de baixa letalidade (Spark) para imobilizá-lo.

O guarda ferido foi levado para atendimento médico e a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) foi emitida, seguindo os protocolos de prevenção contra riscos biológicos.

O suspeito foi conduzido à UPA do bairro Melhado para avaliação médica e depois apresentado na delegacia. A autoridade policial registrou os crimes de resistência (art. 329) e desacato (art. 331) do Código Penal. Apesar da gravidade dos fatos, o homem foi liberado e responderá pelos crimes em liberdade.

Notícias relacionadas

Mais lidas