Um homem foi detido pela Polícia Militar na cidade de Jaicós-PI, portando a arma de um vereador, que foi assassinado no Jardim Popular em Matão-SP, em julho de 2022.
O vereador João Messias da Costa, 34 anos, popularmente conhecido como Messias Porteiras, filiado ao PSD, exercia a função na cidade de Jaícos, no interior do Piauí e estava visitando parentes em Matão, onde também tinha um prédio residencial, quando ocorreu o homicídio.
Nesta terça-feira (17), após uma denúncia de que alguém estaria em poder da arma de fogo do vereador, os policiais fizeram diligências e abordaram o homem na zona Rural do município piauiense.
A polícia então constatou que o fato era verídico e foi dada voz de prisão ao indivíduo. De acordo com as informações, até o momento, não há informações de como o criminoso tomou posse do objeto. O caso está sendo investigado pela polícia do Piauí.
O homicídio
A ocorrência policial, envolvendo dois homens esfaqueados, aconteceu dia 31 de julho de 2022, no Jardim Popular em Matão.
O vereador estava em uma motocicleta subindo a Rua Domingos Siquitelli (Rua 2), no Bairro Jardim Popular, bairro onde residia seu irmão. Em dado momento, o vereador parou para conversar com um rapaz que estaria devendo dinheiro a ele, e que mora na mesma rua. Houve uma discussão e, na sequência, o homem teria puxado uma faca da cintura e desferido um golpe no pescoço de João Messias.
Posteriormente, o vereador teria retirado a faca da mão do acusado e, para se defender, também teria desferido golpes de faca contra o rapaz.
Mesmo esfaqueado pela vítima, o homem fugiu do local a pé, mas foi preso momentos depois pela Polícia Militar na Avenida Francisco Mastropietro, perto do local do crime.
O vereador Messias, golpeado com uma facada no pescoço, caiu ao solo e perdeu muito sangue, sendo necessário o estancamento com um pedaço de pano por um familiar e amigos, até a chegada do SAMU.
Ele foi socorrido com vida e em estado grave para o pronto socorro local, porém, por volta de 15h00, foi confirmado o óbito do vereador.
O autor da facada, que já tinha sido detido, foi encaminhado para o pronto socorro para atendimento médico. Após o procedimento, ele foi levado para a delegacia para ser ouvido pelo delegado de plantão e ficou à disposição da justiça.
O vereador João Messias da Costa tinha 34 anos e era natural de Jaicós. Ele deixou a esposa e quatro filhos.
Messias era proprietário de um prédio residencial no Jardim do Bosque, em Matão.
Colaboração/Bruno Do Carmo (Portal R10) e Portal Fala Matão