Duas ocorrências distintas registradas na manhã desta terça-feira (30) resultaram na prisão de um homem de 48 anos por furto de fios de cobre e na apreensão de mais de 120 quilos do material em um ferro-velho localizado em Araraquara.
Na primeira ação, a Polícia Militar foi acionada após um morador relatar um curto-circuito em uma casa na Rua Bahia, na Vila Xavier. Ao chegarem ao local, os policiais descobriram que a residência havia sido alvo de furto e identificaram um suspeito deixando o imóvel com uma mochila cheia de fios. O homem seguiu em direção a uma estrada de terra próxima à antiga fábrica da Cargill.
Durante a abordagem, os PMs flagraram o suspeito tentando queimar os fios, provavelmente para remover a capa de plástico. Com ele, foram encontradas ferramentas e um celular, que após consulta, foi identificado como produto de roubo ocorrido em 2021 na cidade de São Paulo.
O criminoso confessou o furto e afirmou que pretendia vender o cobre por R$ 28 o quilo. A vítima reconheceu o material como sendo do seu imóvel, atualmente desocupado e à venda. O homem, que possui diversos antecedentes criminais, foi levado ao Plantão Policial e autuado em flagrante pelos crimes de furto e receptação, sendo encaminhado posteriormente à Cadeia Pública de Santa Ernestina.
Em uma segunda ocorrência no mesmo período da manhã, uma denúncia anônima levou a PM até um ferro-velho na Rua Nicolau Jorge Lauand, no Jardim das Estações. No local, embora os policiais não tenham flagrado nenhuma venda em andamento, encontraram aproximadamente 120 quilos de fios de cobre de origem suspeita.
Também foram apreendidas três folhas com registros de nomes e documentos de possíveis vendedores. O dono do estabelecimento, um homem de 27 anos, foi conduzido ao Plantão Policial, onde prestou depoimento e foi liberado, mas responderá por receptação.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos, e o caso ficará sob responsabilidade do SIG (Setor de Investigações Gerais) da CPJ (Central de Polícia Judiciária).