O homem considerado mais forte do Brasil, Marcos Mohai, participou na tarde de quarta feira (2), em Araraquara, de uma prova onde teria que deslocar um Boeing de cerca de 70 toneladas, batendo um recorde mundial. O secretario de Esporte e lazer, Aluísio Braz, o Boi acompanhou a prova.
O Boeing 737-200, de propriedade do piloto Ednei Capistrano, estacionado há pelo menos dois anos em sua chácara, localizada no caminho de Bueno de Andrada, foi usado para a prova. De acordo com os organizadores do evento, Muhai quis vir para Araraquara, pois o local era o mais propício para o feito.
“Agradecemos o apoio do capitão Capistrano pela gentileza de nos ceder o espaço. Pretendemos utilizar o recinto por até oito dias, em eventos relacionados ao esporte de Strong Man e dentro desse prazo fazer mais tentativas para o recorde”, explicou o diretor de produção, André Boaz.
Para Boi, o evento é importante, pois ultrapassa as barreiras em nível nacional. “O Mohai é um esportista respeitado e reconhecido em todo o mundo; possui vários títulos, entre eles, o de Campeão Brasileiro de Strong Man. Aqui, ele veio buscar mais um recorde e, mesmo que não conquiste, neste momento, o nome de Araraquara será lembrado em âmbito mundial, apenas por ele ter passado pela nossa cidade”, afirmou.
A prova foi iniciada por volta das 18 horas e após diversas tentativas em deslocar o avião Boeing 737, o esportista precisou parar, pois já não tinha mais condições físicas para o feito. Porém, afirma que não irá desistir, e logo estará pronto para mais uma tentativa.
Treino
Nas atividades esportistas o fisiculturista Fernando Sardinha também possui um papel importante. Ele auxilia Muhai nos treinos. Fernando também esteve presente na tentativa do strongman bater o recorde.
Muhai explica que tem treinado constantemente, puxando cargas elevadas, como, por exemplo, caminhões. Por isso, entende que não será tão difícil a conquista do seu objetivo, que é o de deslocar um avião com cerca de 70 toneladas.