Cerca de duas semanas depois de alterar ritos litúrgicos para evitar a propagação do coronavírus, a Diocese de São Carlos, instância máxima da igreja católica na região, adotou outras medidas. O anúncio foi feito pelo bispo Dom Paulo Cezar Costa em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (17).
Entre as novas medidas está a suspensão de todas as atividades pastorais como catequese, reuniões, encontros, grupos de oração, círculos bíblicos e demais eventos, tais como show de prêmios, quermesses e outras festas que possam gerar aglomeração de pessoas. A recomendação é dirigida aos padres, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.
Além disso, o bispo determinou a suspensão, por 10 dias, dos mutirões de confissão, comuns no período quaresmal. No lugar deles, a diocese recomenda que os padres disponibilizem mais horários de atendimentos individuais nas paróquias, em lugares higienizados e arejados.
As igrejas devem, a partir de agora, acrescentar horários alternativos para que os fieis evitem concentrar-se durante as celebrações. “[…] os fiéis que fazem parte do grupo de risco ficam dispensados de suas obrigações religiosas de irem à Missa aos domingos, sugerimos que estes possam acompanhar as celebrações através dos meios de comunicação”, diz o comunicado.
As missas dominicais, no entanto, ainda podem ser realizadas. As igrejas devem priorizar as celebrações em locais abertos ou ambientes bem arejados. Casamentos e batizados devem ser realizados na presença de poucas pessoas.
O Diocese deverá, no dia 27 de março, publicar novas orientações visando a Semana Santa, o mais importante período litúrgico da igreja católica, cujas celebrações reúnem milhares de pessoas.