O Ituano aplicou a primeira derrota do Santos no Campeonato Paulista em grande estilo. Na noite deste domingo, a equipe do interior não tomou conhecimento e goleou por 5 a 1, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. Morato, duas vezes, Serrato, Jonas e Léo Santos marcaram para os donos da casa, enquanto Jean Mota descontou.
Apesar da goleada e da perda da invencibilidade, o Santos segue na liderança do Grupo A, com 12 pontos, com a melhor campanha geral do estadual. O Ituano, por sua vez, subiu na classificação e é vice-líder do Grupo D, com sete pontos, dois atrás do líder São Paulo.
O Ituano começou o duelo embalado e abriu 3 a 0 com menos de 20 minutos de jogo, aproveitando as falhas na saída de bola do Santos. Logo aos sete, Serrato recuperou a bola pela esquerda, passou pela marcação e cruzou para Morato. Na cara do gol, o camisa 10 deu um leve toque na saída de Vanderlei para marcar.
Em seguida, aos nove, veio o segundo. Serrato recuperou a bola de Felipe Aguilar, avançou sozinho e bateu cruzado na saída de Vanderlei. O Santos tentou sair mais para o jogo, mesmo em desvantagem, mas aos 19 minutos veio o terceiro. Após cruzamento para área, Alemão cabeceia na trave e a bola sobra para Jonas, que tem o trabalho de empurrar para o gol. O estrago só não foi maior porque a defesa do Santos salvou chance clara de Morato, travando o jogador, aos 22 minutos.
O Santos não desistiu de buscar o ataque e diminuiu aos 41 minutos. Depois de tabela com Sánchez, Victor Ferraz cruzou na cabeça de Jean Mota, que deu um leve desvio de cabeça para vencer Pegorari. A reação do time praiano, no entanto, acabou aos 46 minutos com novo gol de Morato. Ele antecipou a marcação e desviou cruzamento da esquerda.
Os visitantes voltaram para o segundo tempo com uma nova postura, tentando diminuir a diferença. A equipe, porém, não conseguiu se encontrar do meio para frente. Quem se aproveitou disso foi o Ituano, que ampliou o marcador aos 18 minutos. Após cobrança de falta de Corrêa, Léo Santos subiu entre os marcadores e venceu Vanderlei em cabeçada forte.
Sampaoli ainda tentou mexer no time, mas a força defensiva do Ituano acabou prevalecendo.
O Santos volta a campo contra o Altos-PI, na próxima quarta-feira, às 19h15, no Albertão, em Teresina. Pelo Paulistão, os santistas encaram o Mirassol, no sábado, às 17h, no Pacaembu. O Ituano, por sua vez, joga na sexta-feira contra o Red Bull, às 18h45, no Moisés Lucarelli, em Campinas.