Cerca de cinco mil estudantes de oito faculdades de comunicação e artes desembarcarão em Araraquara durante JUCA, o evento mais esperado pelos alunos de Comunicação, no feriado de Corpus Christi, entre os dias 4 e 7 de junho. Seduzidos pelas festas, soma-se ainda outras duas mil pessoas. Essa confraternização deve injetar R$ 2 milhões na economia local incluindo o gasto com alimentação, transporte e festa.
As informações referentes ao Juca foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 27, no Plenarinho da Câmara Municipal, durante uma reunião com os representantes das atléticas. “Araraquara vem sendo sede desses jogos e essa organização é fundamental para que tudo saia bem”, diz o vereador Jair Martinelli (PMDB). Ao lado do coordenador da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves, a Comissão criada em março para monitorar os jogos recebeu uma lista com o nome, telefone dos estudantes responsáveis e as escolas municipais em que ficarão hospedados.
Haverá alunos em escolas de bairro como no Jardim Roberto Selmi Dei e Vale do Sol, além do Clube Estrela e um hotel da cidade. “É importante respeitar a limpeza externa e o som alto”, destaca Alves. Divididos em 11 modalidades, os jogos serão durante o dia no Gigantão, Ginásio da Pista, Parque do Pinheirinho e Arena da Fonte. Já as festas estão marcadas para os dias 4 e 6 de junho. A organização dos jogos ainda definirá com a Comissão local se alguma rua será fechada para garantir a segurança dos pedestres.
O acordo firmado prevê que a organização mantenha equipe médica para não sobrecarregar o sistema de saúde. Além disso, a Guarda Municipal deve auxiliar a segurança privada. Representantes dos ambulantes, taxistas, Vigilância Sanitária, trânsito e comércio também participaram da reunião. Araraquara já sediou este ano os Jogos Jurídicos e, depois do Juca, receberá os Jogos dos Idosos e um dos principais eventos do gênero, o Inter, com estimativa de 10 mil estudantes da Unesp, no feriado de Finados.