O jornalista esportivo , que esteve em Araraquara na noite da última quinta-feira, aproveitou para visitar as estruturas da Ferroviária. Juca se reuniu com o presidente Carlos Alberto Salmazo e o diretor executivo Pedro Martins e conheceu o modelo de gestão e a estrutura administrativa da instituição.
Após receber uma camisa da Ferroviária e conhecer o projeto do clube, Juca ministrou a palestra no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), onde elogiou o modelo de gestão empregado pela Ferroviária e a mentalidade da organização.
O ciclo de palestras fez parte do evento “Modernização dos esportes: desafios de uma âncora econômica”, e foi fruto de uma parceria entre Ferroviária e Uniara (Universidade de Araraquara), que lançou o curso superior de Tecnologia em Gestão do Esporte, que será aberto no segundo semestre.
O curso apresentará a aplicação dos fundamentos e técnicas das teorias administrativas no ambiente das instituições esportivas e de outras organizações que compõem a indústria do esporte, com ênfase especial no ambiente do futebol. A ideia é fornecer subsídios necessários para que os futuros profissionais possuam formação multidisciplinar com capacitação em: Administração; Economia do Esporte; Governança Corporativa; Gestão de Projetos; Gestão de Instalações Esportivas; Marketing e Mídia Esportiva; Direito e Legislação Desportiva; Gestão de Equipes; Gestão da Formação de Atletas; Gestão de eventos esportivos e de lazer; Gestão de desempenho, e Gestão Financeira.
“A cidade de Araraquara e a sociedade araraquarense saem na frente ao oferecer aos jovens em geral, a possibilidade de se especializar nesse área. Esporte é, antes de entretenimento e lazer, saúde, educação e cultura. Talvez seja das mais importantes ações para prevenção de doenças e de aprendizado para um convívio saudável em sociedade. Feliz do povo que o pratica e o adota como umas de suas prioridades de vida”, comentou o presidente da AFE, Carlos Alberto Salmazo.
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Salão, PC de Oliveira, que também comandou à Ferroviária no Paulistão 2017 e a ex-capitã da Seleção Brasileira e gestora do futebol feminino da Federação Paulista de Futebol, Aline Pellegrino, também participaram do evento.
“Fomos privilegiados em avant première com as considerações do jornalista Juca Kfouri, da diretora da FPF Aline Pelegrino e do técnico campeão do mundo de Futsal, PC Oliveira. Uma verdadeira aula de cátedra da importância dos esportes na vida da sociedade. Com muita satisfação e orgulho, também recebemos em nossa sede a visita do consagrado jornalista Juca Kfouri. Pudemos expor o projeto Ferroviária e ouvir dele, com toda sua experiência e estudos realizados sobre o futebol, os melhores e mais saudáveis caminhos que devem se trilhar para alcançar o sucesso e a excelência. Juca cursou Ciências Sociais, trabalhou como redator chefe em revistas de ponta do Grupo Abril, colunista dos maiores jornais do pais, comentarista de esportes de grandes emissoras de rádio e televisão, escritor de vários livros. Compartilhamos desses momentos e nós aprendemos com suas palavras e clareza de ideias. Juca, obrigado! Volte sempre. Sua amizade, cultura e formação nos enche de orgulho”, agradeceu Salmazo.