Por: Marcelo Bonholi / Chico Lourenço
A justiça determinou na tarde desta sexta-feira (15) a prisão do ex-vereador Ronaldo Napeloso, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O pedido partiu do ministério público na última terça-feira (12) e após decisão judicial o pedido foi enviado para 3ª Vara Criminal.
O despacho, que nossa reportagem teve acesso exclusivo, diz que “totalizando as penas finais em 05 (cinco) anos e 10 (dez) meses de reclusão e 18 (dezoito) dias-multa, por infração ao art. 1º da Lei nº 9.613/98, e 11 (onze) meses de detenção e 38 (trinta e oito) dias-multa, por infração ao art. 347, parágrafo único, do Código Penal, tudo na forma do artigo 69 do Código Penal.
Com o julgamento da 1ª e 2ª instância, foi o condenado recolhido a prisão em 21/09/2017, mas deferido em seu favor liminar, proferida nos Habeas Corpus nº 427752/SP, para garantir ao paciente o direito de permanecer em liberdade até o exaurimento da jurisdição nas instâncias ordinárias”.
O pedido do Ministério Público foi atendido depois da decisão que rejeitou os Embargos de Declaração proposta pelo condenado.
Napeloso já tinha sido preso, mas conseguiu na justiça o direito de responder em liberdade, seu mandado foi expedido e até o momento é considerado foragido da justiça. Nossa equipe de reportagem não conseguiu contato com a defesa do condenado.
Entenda o caso:
2015 – Justiça condena Napeloso, o filho e empresário por lavagem de dinheiro e fraude processual
2016 – Napeloso é condenado a 14 anos de prisão em regime fechado
2017 – Napeloso é preso por lavagem de dinheiro