Por Chico Lourenço / Luis Antônio / Marcelo Bonholi
Na tarde desta terça-feira (2), agentes da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral de Araraquara estiveram no comitê da candidata a deputada estadual Márcia Lia (PT) para averiguar uma nova denúncia sobre uso de material irregular de campanha. Dezenas de “santinhos” com Lula candidato foram apreendidos no comitê da candidata na Vila Harmonia. A denúncia teria sido registrada na manhã desta terça-feira (02).
Na semana passada, a Justiça Eleitoral encaminhou denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) sobre a distribuição de material de campanha irregular. Os santinhos da candidata, de acordo com a denúncia, estariam sendo distribuídos com o nome de Lula como candidato à presidência da república. A candidatura do ex-presidente foi indeferida no início de setembro, mas o material já impresso ainda teria sido distribuído depois da data de indeferimento. O caso será analisado pelo TRE.
Após nova denúncia, representantes da Justiça Eleitoral visitaram dois endereços ligados à campanha da deputada e do Partido dos Trabalhadores (PT). Agentes da Polícia Federal acompanharam a diligência. No imóvel onde funciona o comitê de campanha da deputada Márcia Lia, no cruzamento da Alameda Rogério Pinto Ferraz com a Avenida Joaquim Alves, os agentes ficaram cerca de 1 hora e deixaram o prédio com o material apreendido.
A coordenação de campanha da deputada Márcia Lia, no entanto, afirma desconhecer novas denúncias e que a diligência se refere ao material antigo que o comitê não tem mais.
O eleitor que flagrar esse tipo de irregularidade, deve comunicar imediatamente a Justiça Eleitoral ou entrar no site do TRE (http://www.tre-sp.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/denuncia-on-line-formulario), onde a denúncia pode ser feita de forma anônima. É proibido pelo TSE a apresentação de Lula como candidato a presidência. O candidato que realizar campanha irregular poderá ser punido com multa ou até cassação do registro de candidatura.