O quinto episódio do podcast Letras & Cores lançado nesta sexta-feira (22) tem a finalidade de mostrar a relação do mercado de trabalho com os corpos trans e os fatores e esferas que contribuem para levar as pessoas trans e travestis à prostituição.
Por meio de depoimentos, pessoas trans e travestis relatam as próprias experiências ao procurar emprego e as dificuldades enfrentadas perante o mercado de trabalho.
“Lembrando que para pessoas trans e travestis a prostituição é uma imposição social e para elas não é uma questão de escolha, mas sim aquilo que resta. Hoje 90% das mulheres trans e travestis se prostituem por falta de oportunidade ou por não terem conseguido um emprego formal. Neste episódio, entenderemos os motivos que empurram as pessoas trans para as ruas tendo muitas vezes que marginalizar os próprios corpos como método de sobrevivência. A vida dessas pessoas não pode ser fadada exclusivamente a uma esquina”, afirma Lucas Molinari.
Ainda neste episódio, existem aquelas mulheres trans e travestis que conseguiram romper a bolha e fugir das estatísticas e também contam um pouco das experiências vivenciadas.
“O mercado de trabalho ainda é muito preconceituoso. Não é “mimimi”, pois corpos trans não são empregados e esta realidade precisa urgentemente mudar. Há possibilidade de fazer essa constatação observando a ausência de pessoas trans em vários espaços. Quantas pessoas trans trabalham com você? Quantas já te atenderam em uma loja? Quantas entregam currículo e quantas são contratadas? Basta apenas fazer uma análise”, conclui Lucas Molinari.
Ouça o episódio na íntegra:
Spotify: (Clique aqui)
Castos: (Clique aqui)
Portal Morada: (Clique aqui)
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br