Em um dos jogos da quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América na noite desta terça-feira (18), o São Paulo acabou conhecendo a sua primeira derrota nesta edição de 2021. Com um time alternativo, de olho na disputa do título do Paulistão Sicredi, o Tricolor foi derrotado pelo Racing-ARG, por 1 a 0, no Morumbi.
Com o resultado, além de ter perdido a invencibilidade dentro da competição internacional, o São Paulo estacionou nos oito pontos e agora aparece em segundo do Grupo E, sendo ultrapassado pelo próprio Racing, que chegou aos onze. Porém, como dois times de cada chave avançam ao mata-mata, o time paulista pode garantir a vaga nesta quarta-feira, mesmo sem entrar em campo, desde que o Rentistas-URU não vença o Sporting Cristal-PER.
Jogando em casa, o São Paulo começou melhor, criando boas chances e pressionando o adversário na defesa. Porém, o Rancing foi crescendo e conseguiu abrir o placar aos 27 minutos, com Novillo, de cabeça, após cruzamento de Lovera. Nos minutos finais do primeiro tempo, o duelo seguiu movimentado, mas foi para o intervalo com a vitória parcial dos visitantes.
Na volta, o técnico Crespo fez diversas substituições no time do São Paulo, que até surtiram efeito em termos de controle de jogo, mas não efetiva em gols. Do outro lado, o Racing se fechou na defesa e controlou a vitória para ficar com os três pontos.
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira (25) quando será disputada de forma completa, a sexta e última rodada do Grupo E, com ambos os jogos sendo disputados de forma simultânea às 21h30 (horário de Brasília). O São Paulo recebe o Sporting Cristal, no Morumbi e o Racing encara o Rentistas, na Argentina.