InícioNotíciasGeralLivro aborda duelos das Ferroviária contra os grandes times paulistas

Livro aborda duelos das Ferroviária contra os grandes times paulistas

Oitava obra do escritor araraquarense Vicente Baroffaldi traz histórias, fichas técnicas e fotos de jogos memoráveis

O escritor araraquarense Vicente Henrique Baroffaldi lançou seu oitavo livro, chamado ‘Ferroviária em Campo – Contra os Grandes Clubes Paulistas’, publicado pela Pontes Editores. A nova obra do historiador afeano aborda um assunto que faz a cabeça dos torcedores: os duelos da Locomotiva contra os quatro grandes clubes paulistas (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos).

Com 340 páginas e 158 fotos, o livro apresenta as fichas técnicas de todas as partidas, com comentários e uma riqueza de detalhes que fará o leitor fazer uma ‘viagem no tempo’ e acompanhar a fase áurea do time.

Baroffaldi conta como surgiu a ideia do novo livro. “Após iniciar dois outros projetos, de repente veio o estalo: Por que não desenvolver um tema de maior amplitude como Ferroviária versus Grandes Clubes de São Paulo? Isso porque os aludidos projetos eram mais específicos e menos abrangentes. A mudança de rota se deu após a constatação de que havia um farto material disponível para ser explorado. E a história da Ferroviária contra os grandes paulistas é permeada de feitos realmente brilhantes, como as sete vitórias conseguidas contra o Santos (com Pelé), na Fonte Luminosa”, explica o autor.

No novo livro, o torcedor vai conferir os números que comprovam a ‘fama’ que o time grená tem de bater de frente com os grandes clubes de São Paulo ao longo da história, visto que em 44% desses jogos a Ferroviária não foi superada.

Além das pesquisas nos arquivos utilizados nas obras anteriores, dessa vez o escritor utilizou o recurso da interatividade, principalmente colhendo informações no Facebook. “Foi uma colaboração de valor inestimável. Com ela, o cenário das pesquisas teve uma autêntica abertura de leque. As dicas tiveram o condão de nos levar para detalhamentos até então inimagináveis. Fizemos listagens de atletas que atuaram na Ferroviária e em grandes clubes, muito mais próximas da completude. E armazenamos material para outros projetos, pois as citações dos internautas extrapolaram os times grandes paulistas”, acrescenta.

As duas décadas longe da primeira divisão fizeram os torcedores mais antigos sentirem muita saudade dos duelos contra os grandes, sentimento que começou a ser superado com duas partidas realizadas na edição 2016 do Paulistão: o empate por 2 a 2 com o Corinthians na Fonte Luminosa – partida que foi considerada pelo técnico Tite a melhor da competição até aquele momento – e a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque. “O desempenho nesses jogos colaborou grandemente. Como já referimos, não havia programação para o desenvolvimento desse tema. Ele surgiu de repente, em meio a outros planos. E a performance afeana contra Corinthians e Palmeiras, no Paulistão deste ano, foi de valor fundamental para que definíssemos a consecução do trabalho”, conta o escritor.

Baroffaldi revela qual foi o jogo mais inesquecível que acompanhou entre a Ferroviária e um grande paulista. “Os amigos que nos contemplarem com a leitura do livro notarão o entusiasmo com que falamos do jogo do dia 4 de setembro de 1960, Ferroviária 4 x 0 Santos, na Fonte. Não apenas pela goleada histórica sobre o Santos de Pelé, mas pela exibição de gala do time e o show particular do ponta direita Faustino, o Linguiça, um driblador espetacular”, relata.

Baroffaldi, que contou mais uma vez com o apoio de Paulo Luís Micali para compor sua obra, iniciou sua trajetória de escritor em 2010 e nesses sete anos ele obteve a impressionante marca de oito livros lançados: ‘Ferroviária em Campo – Seis décadas de futebol da Ferroviária de Araraquara’ (2010), ‘XV – O Alviceleste do Carmo’ (2011), ‘São Paulo Internacional’ (2012), ‘A Deusa Vida/Solidão Cósmica’ (2012), ‘O Futebol na Terra do Sol’ (2013), ‘Ferroviária em Campo – Breviário Grená’ (2014), ‘Ferroviária em Campo – Tricampeã do Acesso’ (2015) e o novo ‘Ferroviária em Campo – Contra os Grandes Clubes Paulistas’ (2016).

O livro já está à venda na livraria Vamos Ler, que fica localizada na Rua São Bento, entre as avenidas Duque de Caxias e Espanha, pelo preço de R$ 30. O contato com o autor pode ser feito por blog (http://ferroviariaemcampo.blogspot.com.br/), redes sociais (www.facebook.com/Vicentebaroffaldi e www.facebook.com/ferroviariaemcampo1) ou  e-mail: [email protected]

 

Notícias relacionadas

Mais lidas