Durante uma reunião com o Prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), um pequeno grupo de mães apresentou ao chefe do Executivo propostas para melhorar a inclusão dos filhos portadores de deficiência auditivas no ensino básico. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 19.
Em entrevista ao Jornal da Morada (AM/FM) na manhã desta sexta-feira, dia 20, a mãe de uma adolescente, que tem problemas de surdez, relatou a dificuldade que a jovem enfrenta na escola para acompanhar o conteúdo em sala de aula por falta de um acompanhamento de um educador preparado em comunicação por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
A garota, que está no segundo ano do Ensino Médio, não consegue aprender português, por exemplo, devido à dificuldade dos professores na hora de transmitir o conteúdo programático. Situação que compromete a vida escolar e a aprendizagem da jovem no Ensino Superior.
As mães esperam que, em breve, os temas discutidos em reunião sejam incorporados pela secretaria da Educação e promovam a inclusão dos portadores dessa e de outras necessidades especiais. Confira a entrevista abaixo.