O Campeonato Paulista chegou na fase mata-mata. Em qualquer outra competição estadual, seria razoável dizer que os grandes clubes entram para provar o favoritismo. Em São Paulo, porém, pelo histórico e qualidade do futebol, é melhor dizer que estes grandes serão desafiados pelas equipes do interior.
As quartas de final serão realizadas em sistema de ida e volta, em que o a única vantagem do time de melhor campanha na primeira fase é o mando de campo no segundo jogo. Em caso de empate, a vaga para a semifinal será decidia em cobranças de pênaltis. Vale lembrar que os clubes do mesmo grupo não se enfrentaram na primeira fase. Portanto, os confrontos das quartas de final são inéditos nesta edição.
No sábado, dois jogos abrem o mata-mata. Às 16 horas, no Estádio Anacleto Campanella, o São Caetano recebe o São Paulo. Campeão da Série A2 em 2017, o Azulão mostrou que manteve o ritmo ao conquistar 15 pontos na primeira fase, com direito a vitória sobre o Palmeiras. O São Paulo terminou na liderança do seu grupo com 17 pontos, mas não encantou. Depois de perder os três clássicos do ano, terá que se esforçar muito para continuar na competição.
Um pouco mais tarde, às 19 horas, Novorizontino e Palmeiras entram no gramado do Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O Tigre se mostrou ser o melhor clube do interior ao alcançar 20 pontos, arrancando um empate com o São Paulo e vencendo o Santos. Por outro lado, o Palmeiras obteve a melhor campanha ao fazer 26 pontos, perdendo apenas para Corinthians e São Caetano.
No domingo, às 16 horas, o Bragantino, classificado por causa do saldo de gols, recebe o Corinthians no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O Massa Bruta não sabe o que é perder há seis jogos – são duas vitórias e quatro empates. Sua última derrota foi na sexta rodada para o São Paulo. Na campanha, venceu o Santos e só sofreu mais de um gol no mesmo jogo na derrota para o Palmeiras por 2 a 0. Com defesa igualmente exemplar, o Corinthians se mostrou um time compacto, com a mesma organização que o levou ao título brasileiro. Se há algum favorito para conquistar o título estadual, é o Timão. Apesar de ficar com a segunda melhor campanha com 23 pontos, o Corinthians venceu quase todos os seus concorrentes ao título. As exceções ficam por conta do próprio Bragantino, pois ainda não jogaram, e do Santos, que empatou por 1 a 1.
Às 19h30, Santos e Botafogo fecham os jogos de ida no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Assim como o São Paulo, o Peixe não conseguiu emplacar e usou a competição para testar jogadores e achar a formação ideal para outros objetivos, como a Libertadores. Nos últimos três jogos somou apenas um ponto. Mesmo assim, conquistou a liderança de seu grupo com 18 pontos, perdendo só um clássico. O Botafogo, apesar de não vencer nenhum grande, conquistou pontos importantes ao bater o Novorizontino e empatar com o São Caetano. Com isso, alcançou 16 pontos e avançou às quartas de final.
JOGOS DE IDA
Sábado – 17 de março
16h: São Caetano x São Paulo (Anacleto Campanella)
19h: Novorizontino x Palmeiras (Dr. Jorge Ismael Di Biasi)
Domingo – 18 de março
16h: Bragantino x Corinthians (Pacaembu)
19h30: Botafogo x Santos (Santa Cruz)
JOGOS DE VOLTA
Terça-feira – 20 de março
21h: São Paulo x São Caetano (Morumbi)
Quarta-feira – 21 de março
19h30: Santos x Botafogo (Vila Belmiro)
21h45: Palmeiras x Novorizontino (Allianz Parque)
Quinta-feira – 22 de março
20h: Corinthians x Bragantino (Arena Corinthians)