InícioNotíciasCidadesMesa Diretora da Câmara é eleita para mandato de 2025 a 2026

Mesa Diretora da Câmara é eleita para mandato de 2025 a 2026

Presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários foram votados nominalmente durante Sessão Solene de Posse para conduzir os trabalhos no próximo biênio

No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente, Geani Trevisóli (PL) – 1ª secretária, e Balda (Novo) – 2º secretário foram os escolhidos para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal durante o mandato de 2025 a 2026.

A eleição foi realizada por voto nominal dos vereadores empossados, conforme previsto no Regimento Interno. Candidataram-se ao cargo de presidente os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), sendo Angeli eleito com 10 votos.

Tentaram o cargo de vice-presidente Emanoel Sponton (Progressistas) e Filipa Brunelli (PT), sendo Sponton escolhido com 10 votos.

Para o cargo de 1º secretário, concorreram os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Geani Trevisóli (PL), sendo Geani eleita com 10 votos.

Balda (Novo) e Guilherme Bianco (PCdoB) se candidataram para o cargo de 2º secretário, sendo Balda o escolhido com 10 votos.

Mas, afinal, o que fazem os integrantes da Mesa de Diretora?

Todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal são coordenados pelos membros da Mesa Diretora e seguem determinações previstas em um conjunto de regras, que é chamado de Regimento Interno.

A Mesa Diretora é eleita a cada dois anos, entre os vereadores, e é formada por um presidente, um vice-presidente e dois secretários, 1º e 2º. As funções de cada um são:

Presidente: é o representante da Câmara Municipal, interna e externamente, e coordenador dos trabalhos administrativos e legislativos, sendo responsável pela fiscalização dos serviços em todos os setores da Casa de Leis. Também cabe ao presidente encaminhar ao prefeito os pedidos formalizados pelos demais vereadores.

Vice-presidente: substitui o presidente em sua ausência e executa as tarefas delegadas por ele. Na ausência do presidente, também compete ao vice assinar cheques em conjunto com um dos secretários.

1º secretário: é responsável pela leitura dos projetos e propostas durante as sessões, redação das atas, substituição dos demais membros da Mesa e assinatura de cheques.

2º secretário: substitui o 1º secretário, faz a chamada dos vereadores durante as sessões, supervisiona as inscrições para uso da palavra e também assina cheques.

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas

Mais lidas