InícioCultura+CulturaMorre Hector Bonilla, ator mexicano que atuou em “Chaves”

Morre Hector Bonilla, ator mexicano que atuou em “Chaves”

Querido no Brasil por interpretar a si mesmo no seriado, o ator perdeu a batalha contra um câncer

Na tarde de sexta-feira (25), foi confirmada a morte do ator mexicano Hector Bonilla, com 83 anos de idade. Hector travava uma luta contra o câncer no rim há cerca de 4 anos. Famoso em seu país, por atuar em novelas, filmes e teatro, o galã mexicano se tornou conhecido também no Brasil após interpretar a si mesmo no seriado Chaves.

Apesar da participação em apenas dois episódios (Um astro cai na vila, de 1979), Hector veio a ser muito querido dos fãs da obra de Chespirito (Roberto Bolaños), estando na memória afetiva dos brasileiros, assim, como os outros integrantes dos esquetes.

Com mais de 50 anos de carreira, Hector participou de novelas e também tinha uma sólida carreira cinematográfica, com mais de 30 filmes no currículo. Ao longo da carreira no cinema, Hector foi indicado por seis vezes ao prêmio Ariel (o maior do cinema mexicano) e foi escolhido por duas vezes, sendo consagrado pelas atuações em “Meridiano 100”, de 1976 e também em “Rojo amanhecer”, de 1989.  

O comunicado da morte foi realizado pelo filho Através das redes sociais:

“Informamos que hoje, 25 de novembro de 2022, após quatro anos de luta contra o câncer, morreu nosso amado esposo, pai, avô, companheiro e exemplo de vida: Héctor Bonilla. Morreu em sua casa, em paz, sem dor e cercado por seu círculo mais íntimo, que o acompanhou até o final”, diz a nota.

A rede de TV Televisa também lamentou a morte de Hector:  “A Televisa Univision expressa suas mais sentidas condolências pelo falecimento do ator Héctor Bonilla. Teatro, cinema e televisão de luto por esta terrível perda. Descanse em paz”, diz a mensagem.

Os atores do seriado, sendo, Florinda Mezza (Dona Florinda), Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha), Edgar Vivar (Seu Barriga), também prestaram homenagens a Hector, assim como outros famosos da TV mexicana.

O colunista brasileiro Paulo Pacheco do UOL, entrevistou o ator em janeiro de 2019, antes da revelação de sua luta contra o câncer, a respeito de sua participação no seriado “Chaves”, que na ocasião seria exibido pela primeira vez no canal pago Multishow.

O ator relembrou que, no México, o episódio foi ao ar dias após o último capítulo da novela Viviana. Na trama, ele foi protagonista, sendo alçado a galã nacional. Durante a entrevista, Hector também deu sua impressão quanto aos fãs brasileiros:

“Dou muita risada quando brasileiros me veem e me reconhecem pelo Chaves. Chama a minha atenção porque é precisamente no Brasil que acontece isso. Toda vez que encontro um brasileiro, me dizem isso. É muito engraçado”, revelou Bonilla.

Notícias relacionadas

Mais lidas