Morreu na manhã deste sábado (17), Maria Helena de Moura Neves, professora Emérita da Unesp, aos 91 anos. Ela morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Maria Helena de Moura Neves foi um dos mais importantes nomes da linguística no Brasil. Autores de diversas obras que se transformaram em referência na área, ela ainda atuava como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), câmpus de Araraquara.
Em decorrência da morte, a FCLAr, por meio de portaria assinada pelos diretores da unidade, decretou luto oficial de três dias. Mesmo com mais de 90 anos, Maria Helena mantinha-se ativa, participando de conferências e eventos acadêmicos. Na última semana, estava programada uma disciplina ministrada por ela no programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, sobre a gramática do português, cancelada por causa da sua condição de saúde.
Em 11 de fevereiro deste ano, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, recebeu, do Governo do Estado de São Paulo, o Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas na Categoria Sênior.
A professora será sepultada no Cemitério São Bento (Rua Humaitá, 1717), após ser velada em Araraquara.