Mototaxistas que trabalham regularizados em Araraquara cobram da Prefeitura a aplicação da lei que regulamenta o exercício da profissão e, consequentemente, fiscalização aos motoqueiros que trabalham de forma clandestina.
Estima-se que, atualmente, mais de 400 mototaxistas circulem pelas ruas da cidade, entretanto, apenas 10% deles tenham o curso exigido pelo Detran. Outro dado levantando pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura, aponta que somente 15 mototaxistas estejam com o curso atualizado, já que a cada cinco anos é necessário passar por uma reciclagem.
A lei que regulamenta as atividades de mototaxista e motofretista em Araraquara é datada de 2001. Dez anos depois passou por uma atualização para se adequar a uma legislação federal, mas o município nunca conseguiu colocar a lei em prática.
A Prefeitura havia anunciado em agosto deste ano começar a fiscalização em outubro, no entanto, prorrogou o prazo para o final de dezembro de 2017. Interessados em regularizar a sua situação, podem buscar informações na Coordenadoria de Mobilidade Urbana, que atende na Fonte Luminosa, no prédio da antiga CTA – Companhia Trólebus de Araraquara. Confira abaixo a reportagem completa.