Em reunião com empresários na tarde desta segunda-feira, dia 15, o prefeito Edinho Silva decidiu permitir algumas mudanças no Decreto Municipal nº 12.485 que endureceu medidas restritivas para o combate da Pandemia do coronavírus, inclusive, com controle na circulação de pessoas.
Segundo informações apuradas pelo Portal Morada, a principal mudança ocorre no setor da construção civil. O acordo, firmado na reunião, garante o funcionamento de lojas de materiais de construção, mas com restrições, ou seja, com 30% da sua capacidade (funcionários) e somente no sistema delivery. Atendimento no balcão e drive-thru seguem proibidos. A mesma regra vale para loja de tintas.
O novo Decreto, com mudanças na redação, deve ser publicado em breve no Diário Oficial do Município. O texto passa por avaliação do Departamento Jurídico da Prefeitura e pequenas mudanças podem ocorrer.
Lockdown
Nesta segunda-feira (15) Araraquara iniciou as medidas mais restritivas e colocou em prática regras do Decreto que permite o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais pelos próximos 15 dias.
A principal alteração do novo documento é a restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas. Somente pode circular quem trabalha em serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) e quem for utilizar um desses serviços.
Agentes de Trânsito realizaram bloqueios na Via Expressa e outros podem da cidade com abordagens de veículos. Motoristas foram questionados sobre o destino e orientados a evitar sair de casa. Ninguém foi multado nesse primeiro dia de “lockdown” em Araraquara.