Uma mulher que mora no Jardim Santa Clara em Araraquara-SP, foi vítima do golpe da falsa central telefônica do banco digital Nubank e perdeu R$ 25 mil.
A vítima, uma autônoma de 57 anos, relatou na delegacia na tarde desta segunda-feira (15), que recebeu um e-mail onde havia uma informação de compra realizada em uma loja, no valor de R$ 820,00 em seu nome.
No mesmo e-mail, tinha também um número de telefone para a cliente ligar, caso houvesse a necessidade de contestação da compra.
A vítima então ligou e uma mulher atendeu, dizendo ser da central telefônica do Nubank e que para cancelar a compra, a vítima teria que fazer um empréstimo bancário.
A mulher não desconfiou e seguiu os procedimentos indicados pela golpista e após as operações, descobriu que três PIX foram realizados de suas contas, totalizando um prejuízo de R$ 24,998,00.
A vítima relatou também que posteriormente, a mesma mulher ligou de um telefone com DDD 016 solicitando mais valores, que foi negado pela autônoma.
Para tentar impedir que fraudadores usem a marca de forma indevida, o banco criou um Canal de Denúncias (clique para acessar) onde clientes e não clientes podem reportar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas.
Em seus canais de comunicação, o Nubank também informa que nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens para solicitar que o cliente compartilhe sua senha ou qualquer código de segurança.
O banco também não pede para que os clientes realizem alguma operação como baixar um aplicativo, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para anular uma transação.
O caso relatado pela vítima em Araraquara foi registrado como Estelionato e deve ser apurado pela Polícia Civil.