InícioNotíciasGeralMunicípio levará quase 800 escorpiões ao Butantã

Município levará quase 800 escorpiões ao Butantã

Animais peçonhentos foram capturados pelo Centro de Controle de Sinantrópicos em Araraquara

Uma viatura do Centro de Controle de Fauna Sinantrópica, órgão da Vigilância em Saúde de Araraquara, partirá na madrugada desta quinta-feira (12) com destino São Paulo, capital. A operação seria considerada de rotina se não fosse a “carga” transportada pela equipe mais de 800 animais peçonhentos capturadas no município de Araraquara pelos funcionários do setor.

Os animais serão levados ao Instituto Butantã, o principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e antígenos vacinais. Segundo informações, serão levados ao instituto 786 escorpiões amarelos, 12 cascavéis, 3 corais, 1 jararaca pintada, 22 caiçacas, 1 urutu cruzeiro, 4 aranhas armadeiras e mais alguns escorpiões pretos.

Marcelo Roldan, servidor municipal que atua no setor, afirma que Araraquara está entre os maiores fornecedores de peçonhentos do Instituto Butantã. “Quase todas as cobras foram capturadas em proximidade de moradias ou locais de trabalho de área rural ou bairros de chácaras”, conta.

Segundo ele, quase todos os escorpiões foram capturados em residências no perímetro urbano de Araraquara e outras cidades da região. “Como temos alertado, o problema dos escorpiões tem relação direta com as galerias de águas pluviais e redes de esgoto”, disse.

 

Saiba como se prevenir do escorpião amarelo

O escorpião anda pelas tubulações subterrâneas e invade as residências pelos ralos, pias, tanques e grelhas de água da chuva. Por isso, alguns procedimento simples evitam a presença desses animais:

– Proteja todos os ralos com peneiras para ralos ou ralos de fechamento manual

– Grelhas de água da chuva devem estar bem ajustadas, sem frestas nas laterais e teladas com arame

– Saídas de pias e tanques devem ter sistema de sifão bem formado para evitar que escorpiões e baratas subam pelo cano

– Se sua casa possui cano receptor da máquina de lavar, vede a fresta em volta da mangueira

– Caixas de esgoto devem estar com a tampa cimentada, sem frestas

– Instale rodos de proteção nas portas de entrada, sem deixar frestas nas laterais

– Não acumule telhas, tijolos ou madeira em quintais

– Não jogue lixo em bueiros ou áreas verdes

 

Caso encontre escorpiões, o Centro de Controle de Fauna Sinatrópica atende pelo telefone: (16) 3331 3820. Em caso de acidente, procure imediatamente por atendimento especializado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, em Araraquara.   

 

Notícias relacionadas

Mais lidas