Após o sucesso da exposição “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva”, o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” inicia a sua segunda exposição temática, mas sem encerrar a primeira. Com entrada gratuita para o público, a mostra “Em clima de Copa do Mundo 22: Jogadores de Araraquara que vestiram a camisa amarelinha” vai até o dia 31 de janeiro do ano que vem.
Os homenageados na exposição são Maurinho (primeiro araraquarense a ir para a Seleção Brasileira, em 1954), Dudu (atuou pela Seleção de 1965 a 1968), Mauro Pastor (que defendeu a Seleção em 1982), Careca (que vestiu a amarelinha de 1982 a 1993), Valdir (que disputou a Copa América de 1991), Silvinho, Tuti, Dê, Fabrício, Washington e Marinho Rã (que defenderam seleções de base), Grafite (que atuou pela Ferroviária no início de carreira e disputou a Copa 2010 pelo Brasil), PC de Oliveira (que foi técnico da Seleção Brasileira de Futsal), Rogério Enxides (que foi goleiro da Seleção Brasileira de Futebol Society), Rodrigo Viana (que atuou pela Seleção Brasileira de Escritores) e as jogadoras Andréia Rosa (medalhista de prata nas Olimpíadas de 2008), Bia Zaneratto, Luciana, Rafa Mineira, Aline Milene, Daiane, Mônica Hickmann e Mônica de Paula (ex-jogadora que conquistou a medalha de prata com o Brasil nas Olimpíadas de 2004). Além deles, a exposição fica aberta para outros nomes serem integrados até sua conclusão.
Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, que é monitor do Museu de Reminiscências, explica que a nova exposição não encerrará a anterior, mas se juntará a ela. “A exposição da Roseli foi um sucesso total e contou com a presença de mais de 800 pessoas, dez escolas visitantes, vários projetos, atletas e dirigentes presentes, por isso decidimos mantê-la fixa. Esperamos que essa próxima exposição também tenha esse sucesso. Estamos reunindo um ótimo conteúdo para que isso aconteça. Ou seja, quem vier ao museu, terá a oportunidade de conferir as duas exposições simultâneas”, destacou.
Natal Solidário
O Museu de Reminiscências Esportivas também realiza sua campanha “Natal Solidário 2022”, que visa arrecadar brinquedos e guloseimas para crianças em situação de vulnerabilidade social de Araraquara. As doações podem ser feitas até o dia 16 de dezembro no próprio museu.
Museu de Reminiscências Esportivas
O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha fica no complexo aquático do Estádio da Fonte Luminosa Araraquara, atrás da arquibancada das piscinas, com entrada pelo portão 4 do complexo. A exposição é apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara e Fundesport, e conta com o apoio de Clube Araraquarense, Chaveiro Móvel do Carlão, Juliana Pereira Pedagoga, Despachante Araraquara, Marcos Garrido Vereador, Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, +3 Minutos, Panificadora Bortolozo, Nice Salgados e Malharia Bruno.
Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.
Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail [email protected].