A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Araraquara ganhou um reforço de peso: Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho, um dos maiores nomes do basquete nacional, assumiu a Coordenadoria Municipal de Esportes, Lazer e Alto Rendimento.
Nezinho é araraquarense, tem 43 anos, e vem de uma família que respira o basquetebol. É sobrinho de Roseli Gustavo, atual presidente da Fundesport, que coleciona conquistas com a Seleção Brasileira, entre elas o Mundial de 1994 e a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. A tia também motivou as outras sobrinhas, as irmãs Karen e Silvia, ambas com passagens pela Seleção.
Após mais de 30 anos dedicados ao basquete e uma coleção de títulos, Nezinho diz que encara o trabalho com os esportes de Alto Rendimento como mais um desafio importante em sua carreira no esporte.
“Recebi o convite do Edinho logo após os Jogos Regionais de Sertãozinho e me senti muito honrado. A expectativa é muito grande; eu vivo do esporte desde os 12 anos, no basquete, e agora o desafio será ainda maior, porque a Secretaria de Esportes envolve mais de 44 modalidades. Vou poder contribuir de uma forma mais ampla e profissional. Assumo esse importante compromisso e quero fazer o meu melhor, como sempre fiz em toda a minha carreira. Agradeço demais a confiança do prefeito que está me dando a oportunidade de entrar para uma equipe que valoriza de verdade o esporte”, declarou o novo coordenador municipal.
O talento de Nezinho foi descoberto na escola pelo professor de educação física Gilberto Paganini Marin, o Gil, e ainda garoto brilhou em Araraquara pelos times do Sesi e do Clube 22 de Agosto. Deixou a cidade com 14 anos de idade. Passou pelas categorias de base do Limeira e se profissionalizou aos 19 anos pelo Coc/Ribeirão Preto, lançado pelo técnico Lula Ferreira. Em Ribeirão, conquistou o pentacampeonato paulista (2001, 2002, 2003, 2004 e 2005) e ainda sagrou-se campeão brasileiro em 2003. Sua atuação pelo Coc Ribeirão o levou pela primeira vez à Seleção Brasileira. Nezinho se transferiu para Brasília em 2007 e foi parte importante na primeira conquista da equipe em um campeonato brasileiro. Já em 2008, o jogador se transferiu para Limeira para a disputa da primeira edição do NBB.
Retornou então à capital federal para a temporada 2009/2010 e deu sequência a uma gloriosa trajetória no maior campeonato do basquete brasileiro. Pelo Brasília, o camisa 23 conquistou o tricampeonato do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012). Ainda na competição nacional, Nezinho conquistou o prêmio de Melhor Sexto Homem da edição 09/10, participou de quatro Jogos das Estrelas e faturou o título do Desafio de Habilidades de 2014. Além disso, o jogador foi bicampeão da Liga Sul-Americana (2010/2011 e 2013).
Depois de sua gloriosa caminhada no Brasília, o armador retornou ao Limeira para a temporada 2014/2015. Também defendeu as equipes de Franca e do Vasco da Gama, antes de voltar a Brasília. Em 2022, retornou à sua cidade natal e participou da montagem do projeto AZ Basquete Araraquara, time que disputou as edições 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro da CBB.
Entre as façanhas de Nezinho estão conquistas nacionais e a histórica medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007 pela Seleção. Em 2021, quando defendia o BRB/Brasília, o araraquarense atingiu o número de 5 mil pontos marcados no Novo Basquete Brasil (NBB), marca que até hoje só foi atingida por nove atletas.
Foto: Divulgação
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br