A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania, publicou nos Atos Oficiais desta quarta-feira (5) o decreto municipal que prorroga o estado de calamidade pública e estende a quarentena até o dia 19 de agosto no município.
O documento também apresenta vários ajustes nos protocolos sanitários já determinados e novas normas que devem passar a ser seguidas pelos estabelecimentos comercias e prestadores de serviços da cidade. Essas mudanças foram determinadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, com base no avanço do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara para a fase amarela do Plano São Paulo, do governo estadual, e as análises diárias da evolução da doença na cidade.
"Consideramos o avanço na fase amarela do Plano São Paulo, que é o que orienta a flexibilização do setor econômico, mas levamos em conta nas decisões, principalmente, o avanço do número de casos de Coronavírus registrados nos últimos dias, além do relaxamento da população em relação ao isolamento social e às medidas de prevenção em espaços públicos, como uso de máscaras. É um avanço preocupante e o Comitê está atento, por isso, consideramos necessárias algumas mudanças que possam promover maior distanciamento social. O foco é sempre evitar aglomerações de pessoas para interromper a transmissão do Coronavírus", afirma Eliana Honain, secretária municipal da Saúde e coordenadora do Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara.
Entre outras determinações, de acordo com o decreto municipal, o horário de atendimento presencial no comércio passa a ser das 10 às 16 horas, de segunda-feira a sábado. Os comerciantes deverão, no entanto, adotar outras medidas de prevenção, com aferir temperatura de todos os clientes, colocar tapetes de sanitização em todos os pontos de entrada e saída do estabelecimento e fazer desinfecção total antes da abertura, durante o expediente e após o fechamento das atividades diárias, entre outras medidas. Shoppings centers também podem funcionar com atendimento presencial por seis horas diárias, desde que entre as 11 e as 21 horas.
O decreto municipal completo, com todas as determinações, pode ser acessado neste link.