InícioCidadesCidadeO que se esconde debaixo do chafariz da São Geraldo?

O que se esconde debaixo do chafariz da São Geraldo?

Espaço subterrâneo que abrigava motores do chafariz atualmente acumula lixo e se transformou em esconderijo de produtos furtados

Pouca gente sabe, mas o antigo chafariz na Praça de São Geraldo, localizada no bairro que também leva o nome do santo, em Araraquara, esconde um espaço subterrâneo. Trata-se de uma espécie de “sala das máquinas”, reservada para os motores e filtros que faziam o dispositivo funcionar no passado.

Desativado há vários anos, o chafariz, que ocupa um grande espaço da praça, em frente a igreja, coleciona problemas. O mais visível é a sujeira e o acúmulo de água parada que pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Entretanto, há outro agravante. O cômodo sob a estrutura, acessível por uma passagem estreita, hoje serve de abrigo para usuários de drogas e moradores de rua, que ocupam o lugar para dormir, fazer suas necessidades ou até se esconder. Outra situação grave revelada ao Portal Morada é que o local se transformou num esconderijo para produtos furtados ou roubados.

A reportagem acessou o compartimento (veja vídeo abaixo) e constatou que o local está repleto de copos, latas e garrafas. Também havia peças de roupa e um par de tênis, além de muita sujeira. A situação aumenta a intranquilidade dos frequentadores da praça e da igreja.

 

Restauração x retirada

A situação do chafariz da praça de São Geraldo é uma reivindicação antiga, mas cuja solução ainda não foi dada. Os moradores do bairro se dividem entre os que desejam ver o espaço recuperado e funcionando novamente e os que desejam a retirada definitiva do dispositivo. O principal argumento desse segundo grupo é que os custos tanto para recuperação quanto para a manutenção do chafariz inviabilizam sua reativação.

 

Revitalização da praça

Em junho do ano passado, a revitalização da Praça São Geraldo venceu a plenária regional do Orçamento Participativo, pela Região 5, que engloba os moradores das regiões do Centro, do Santa Angelina e do Jardim Dom Pedro I. As melhorias na praça receberam 61 votos, derrotaram outras três opções de investimento e foram incluídas no Orçamento de 2020 da Prefeitura para serem executadas.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas