Araraquara despencou no ranking de municípios que adotam boas práticas ambientais. Depois de quase 10 anos consecutivos, quando inclusive ocupou a 4ª colocação, a cidade despencou posições e ficou fora da lista dos municípios reconhecidos pelo Selo verde Azul, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (leia mais).
A situação da Estação de Tratamento de Esgoto do Daae e o assoreamento da represa de captação são exemplos do descuido ambiental que a cidade provocou. A inoperância dos órgãos ambientais também se soma aos casos já citados.
Aos casos citados, soma-se outra situação que chama a atenção: a construção de uma ponte, ligando o Jardim Imperador ao Serra Azul. A obra se arrasta há vários meses e segue parada. Com as chuvas mais frequentes do verão, a consequência é a degradação do córrego com o acúmulo de detritos no curso d’água.
Após a denúncia, a fiscalização ambiental do Daae esteve no local da obra e verificou junto ao empreiteiro toda a documentação para intervenção ambiental, a qual foi autorizada pela Cetesb.
Em nota, o departamento afirma que notificou à Cetesb para que verifique e faça cumprir o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), assinado entre o órgão estadual e o empreiteiro.
Assista ao vídeo: