A vereadora Fabi Virgílio (PT) é autora do Requerimento que solicita ao Executivo a suspensão das obras de reforma e adequação na área externa do Teatro Municipal em Araraquara.
Em visita ao local, no início de dezembro, a parlamentar constatou que a execução da obra não vem cumprindo os termos do Processo Licitatório, pois o reassentamento do mosaico português está visivelmente em desconformidade com o projeto original, ao contrário do que é exigido na obra licitada.
O mosaico português ou calçada-mosaico é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios, espaços públicos e espaços privados, de uma forma geral.
“Considerando que o Teatro Municipal é um patrimônio histórico da nossa cidade, é preciso dignificá-lo e não descaracterizá-lo. Esse passeio é uma marca registrada local, sendo assim, é inaceitável o tipo de reassentamento que está em andamento”, frisa Fabi.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informa que já acionou há algumas semanas, até por orientação da Secretaria Municipal de Cultura que já está ciente da situação, a empresa responsável pela recolocação do piso petit pavê original da área externa do Teatro Municipal.
A nota ainda complementa que alguns trechos já passam por reassentamento por parte da empresa, seguindo o Termo de Referência licitado. Por fim, de acordo com engenheiros e técnicos responsáveis, o piso ainda passará por todo um processo de tratamento final (limpeza/ácido), o que trará a coloração original, seguindo o projeto licitado.