Pela segunda vez consecutiva, o Palmeiras vai ao Mundial de Clubes da Fifa para tentar colocar um fim a piada de que o Verdão "não tem Mundial". Em 2020, o Alviverde paulista conquistou a Libertadores e foi ao Mundial de Clubes pouco tempo depois, quando acabou ficando em quarto lugar. No fim de 2021, venceu mais uma Liberta e, agora, segue em busca do torneio que pode colocar o Palmeiras frente a frente com o Chelsea de Thomas Tuchel, campeão da última Champions League.
Assim como o Chelsea, o Palmeiras também, por ser representante da América do Sul, acaba beneficiado com menos jogos pelo Mundial. Assim, o elenco paulista não precisa jogar desde o início, e parte direto da semifinal.
O primeiro jogo do Verdão pelo torneio será nesta terça-feira, 8 de fevereiro, às 13h30. O jogo terá transmissão ao vivo pela Band. O primeiro adversário do Palmeiras será o Al Ahly, do Egito. O clube egípcio se classificou para as semifinais após eliminar o Monterrey, do México.
Caso saia vitorioso da semifinal, o Palmeiras irá para a final do dia 12 de fevereiro, às 13h30 contra o vencedor da outra semi entre Chelsea e Al-Hilal.
O técnico palmeirense Abel Ferreira preferiu não confirmar a escalação do Palmeiras para a semifinal. Nesta segunda-feira (7), na entrevista coletiva oficial de véspera de confronto em Abu Dhabi, o português falou apenas que, caso necessário, sabe que terá Piquerez "voando", mesmo que o camisa 22 tenha perdido o início da preparação nos Emirados Árabes por contrair Covid. "A parte anímica (do Piquerez) é a melhor. Um jogador que na véspera de viajarmos para o Mundial recebeu a notícia de que vai ficar fora, posso imaginar, não sentir, como ele ficou. Só de ligar para dizer que ele poderia vir… Se tiver que jogar, tenho certeza absoluta que ele vai estar a voar", respondeu.
A provável escalação do Verdão para a estreia no Mundial tem: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo (Jorge ou Jailson); Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony.